Passo a passo: como descobrir se o meu computador tem Bluetooth
Créditos: Pixabay/StockSnap

Passo a passo: como descobrir se o meu computador tem Bluetooth

Tecnologia de conexão sem fio abre diversas possibilidades aos usuários. Veja como verificar a disponibilidade no PC

28/08/2021 às 13:56
Notícia

iPhone e iPad: como ativar e usar o teclado com uma só mão

Recurso facilita o uso cotidiano dos aparelhos Apple, principalmente em modelos com telas grandes, co...

A tecnologia Bluetooth hoje está presente na maioria dos nossos dispositivos, principalmente em smartphones, tablets e notebooks, permitindo a conexão com fones de ouvido, speakers e controles sem fio, ou ainda a troca de arquivos wireless, entre tantas outras possibilidades. 

Contudo, nos PCs desktop, a tecnologia costuma estar presente nativamente apenas em placas-mãe mais caras.

Isso faz com que muitos consumidores recorram a antenas e receptores Bluetooth USB (também chamadas de dongles) para realizar essa conexão sem fio. Para quem está na dúvida se o computador possui ou não a tecnologia, vamos mostrar passo a passo como descobrir se o seu dispositivo tem Bluetooth, tanto no sistema operacional Windows quanto no MacOS. Confira!

Como ver se o PC tem Bluetooth no Windows

O passo a passo listado abaixo foi realizado no Windows 11, mas ele também é válido para a maioria das versões anteriores, incluindo o Windows 8 e o Windows 10. As diferenças são meramente visuais. 

Passo 01 - Clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar

Passo 02 - No menu que se abrirá, clique sobre a opção “Gerenciador de Dispositivos

Menu Gerenciador de Dispositivos

Continua após a publicidade

Passo 03 - Dentro do Gerenciador de Dispositivos, procure pelo termo Bluetooth no índice principal. Ele vem acompanhado do ícone azul do Bluetooth e pode ser visto facilmente, seguindo a ordem alfabética, como na imagem abaixo:

Gerenciador de Dispositivos do Windows

Passo 04 - Caso o seu gerenciador de dispositivos mostre esse ícone, é sinal de que o seu computador tem a tecnologia Bluetooth habilitada. Você pode buscar por novos dispositivos Bluetooth no painel de Configurações do Windows, na guia “Bluetooth e dispositivos”.

Se o ícone do Bluetooth não aparecer na lista, é altamente provável que o seu computador não possua o recurso. 

Para acessar o Gerenciador de dispositivos, você também pode pressionar a combinação de teclas “Win + X” e depois clicar na opção desejada. Alternativamente, abra a busca do Menu Iniciar e digite “Gerenciador de dispositivos”:

Gerenciador de dispositivos

Como ver se o Mac tem Bluetooth 

Assim como no Windows, verificaremos as configurações de hardware para descobrir se há um dispositivo de conexão Bluetooth instalado ou não no Mac. As etapas foram executadas a partir de um dispositivo com MacOS Big Sur instalado, mas podem ser facilmente replicadas em versões anteriores do sistema Apple, seguindo as mesmas etapas listadas abaixo:

Passo 01 - Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone da maçã para abrir o Menu Apple

Passo 02 - Selecione a opção “Sobre este Mac

menu Apple

Continua após a publicidade

Passo 03 - Na janela que se abre, clique em “Relatório do Sistema...

Relatório de sistema

Passo 04 - Uma nova janela se abrirá, contendo uma listagem completa de dispositivos e componentes instalados. Sob o menu “Hardware”, procure pelo item “Bluetooth”:

Relatório de sistema

Assim como no Windows, caso o item “Bluetooth” não esteja presente, é sinal de que o Mac não está equipado com a tecnologia. 

O que fazer se o meu PC não tem Bluetooth?

Caso seu computador não tenha o recurso de Bluetooth instalado por padrão, você pode recorrer a receptores (dongles) USB, que podem ser plugados e removidos a qualquer momento da máquina, trazendo mais conveniência para o seu dia a dia. 

Existem inúmeros modelos baratos de receptores Bluetooth disponíveis no mercado. Uma dica é procurar por aqueles que já utilizem a tecnologia Bluetooth 5.0 e que não necessitem de drivers específicos para funcionar (descritos como plug and play). 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Igor Pankiewicz

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.