iPhone e iPad: como ativar e usar o teclado com uma só mão
Créditos: Divulgação/Apple

iPhone e iPad: como ativar e usar o teclado com uma só mão

Recurso facilita o uso cotidiano dos aparelhos Apple, principalmente em modelos com telas grandes, como o iPhone 12 Pro Max

23/08/2021 às 20:17
Notícia

Jogo secreto: como jogar pinball no app do Google para iOS

Veja como acessar o game e confira os principais comandos e objetivos para quebrar o recorde de pontos

Smartphones e tablets com telas grandes são ótimos para quem deseja ver mais informações ao mesmo tempo, ou ainda para quem assiste filmes e séries em plataformas como o Netflix e YouTube. É o caso de dispositivos como os novos iPhone 12 Pro Max e iPad Pro de 12,9 polegadas. 

Mas durante a utilização cotidiana, o tamanho pode dificultar a usabilidade dos aparelhos, principalmente para quem está na correria e com as mãos cheias. 

Pensando nessa situação, a Apple implementou um recurso que literalmente “encolhe” o teclado na tela e o aproxima de um dos seus polegares, facilitando a sua utilização com uma mão só. 

A digitação com uma mão está disponível desde o iOS 11, em praticamente todos os modelos mais recentes do iPhone, com exceção do iPhone SE de primeira geração (que tem um tamanho bastante compacto). Veja a seguir como habilitar o teclado de uma mão no seu iPhone ou iPad.

Como ativar e usar o teclado de uma mão no iPhone

Passo 01 - Para facilitar a digitação com uma mão ao utilizar o seu iPhone, primeiro abra o aplicativo em que deseja digitar a mensagem (como o WhatsApp ou o Mensagens, por exemplo).

Passo 02 - Em seguida, com o teclado ativado, toque e segure o dedo sobre o ícone de Emoji ou do Globo (teclado internacional).

Teclado iPhone

Continua após a publicidade

Passo 03 - Um menu aparecerá na tela. Agora, basta deslizar o dedo sobre o ícone do teclado à esquerda ou à direita e soltar. Você verá o teclado virtual encolher imediatamente:

Teclado iPhone

Passo 04 - Para voltar ao tamanho normal, basta dar um toque na seta que aparece ao lado do teclado. Alternativamente, repita o procedimento, escolhendo o ícone central. Ele fará com que o teclado volte a preencher todo o espaço inferior da tela. Confira uma demonstração do recurso em vídeo:

Uma dica que pode facilitar ainda mais a digitação com uma mão é experimentar a escrita por gestos. Ela permite que você deslize seu dedo pelas letras até formar a palavra desejada, economizando tempo e movimentos. 

Como ativar e usar o teclado de uma mão no iPad

Nos iPads, o teclado de uma mão é chamado também de Teclado Flutuante. Para utilizar esse recurso, siga os passos descritos abaixo:

Passo 01 - Abra um app que use o teclado do iPadOS, como o Notas ou o Mensagens.

Passo 02 - Faça o gesto de juntar os dois dedos. Você perceberá o teclado diminuindo imediatamente. 

Teclado iPad
 

Passo 03 - Depois, você pode movimentar o teclado flutuante para qualquer parte da tela, arrastando-o com um dedo a partir da linha cinza mostrada acima.

Continua após a publicidade

Passo 04 - Para retornar o teclado ao seu tamanho original, coloque dois dedos sobre o teclado flutuante e os afaste, fazendo o movimento oposto ao inicial.

Teclado completo iPad

Flick tap: outra dica para facilitar o seu dia a dia

Ainda falando sobre os teclados dos dispositivos Apple, você já deve ter reparado que algumas teclas virtuais possuem mais um símbolo ou caractere em um tom cinza claro ao fundo. 

Para utilizar esses caracteres secundários, toque a tecla e arraste o dedo para baixo. Esse atalho pode economizar um tempo precioso durante a sua digitação nos iPhones e iPads. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: State of Tech Fonte: Apple
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.