Os posts mais populares do Facebook são plágio de outros
Créditos: Brett Jordan no Unsplash

Os posts mais populares do Facebook são plágio de outros

Portal analisa dados divulgados pela própria plataforma e percebe que ainda é “fácil” criar um grande número de seguidores

Recentemente o Facebook lançou o “relatório de conteúdo amplamente visualizado" na rede social, que foi bastante criticado por apresentar dados apenas bastante superficiais. O objetivo da empresa em revelar esse relatório é mostrar que a maioria dos seus usuários não está exposto a notícias falsas e controversas nas redes sociais, mas uma análise mais profunda mostrou que boa parte do principal conteúdo mostrado para os usuários são plágios.

27/08/2021 às 22:54
Notícia

Correios: tempo médio para encaminhar produtos importados cai...

O número de importações aumentou consideravelmente, quando comparado com 2020

Quem percebeu isso foi o portal The Verge que resolveu analisar mais a fundo esses dados passados pela rede social, que nem chega a ser tão profundo, isso porque o Facebook compartilhou muita pouca informação. Mas esses dados realmente mostram o que a plataforma quer mostrar: que tem pouca desinformação do COVID-19 ou o aumento da hesitação da vacina chegando para grande parte dos usuários. Entretanto, eles revelam que as principais publicações na rede social são cópias de outras, que até não seria problema, se não fosse uma tática conhecida por permitir que a interferência russa florescer na plataforma durante a eleição presidencial dos EUA em 2016.

Segundo a publicação do portal, o primeiro fato que chama bastante a atenção é as publicações plagiadas, que são as que mais fazem sucesso na plataforma. Dos 20 posts que mais fizeram sucesso em todo mundo no Facebook, uma publicação havia sido apagada e das outras 19, 15 foram copiadas de outros lugares ou eram publicações antigas reportadas.

O portal The Verge percebeu que a principal publicação foi um meme do palestrante motivacional e autor Gaur Gopal Das, que apareciam um caça palavras falando "As três primeiras palavras que você vê são a sua realidade.” Entretanto, essa publicação, que alcançou  80,6 milhões de pessoas, não é de Das, mas já havia sido publicada originalmente no twitter algumas semanas antes.

A segunda maior publicação da rede social também foi copiada de outra, que era uma imagem falando “Estou velho, mas pareço jovem Desafio. Solte uma foto de 30 ou mais” junto com um link para o Instagram de quem publicou. Esse post chegou a mais de 61 milhões de pessoas e teve 5 milhões de respostas, mas era um repost de uma publicação de outubro e março de 2020.

Esse tipo de publicação vai seguindo dentre as principais da rede social, mas isso, apesar de ser um pouco chato, não era para ser um problema, mas pode trazer diversos problemas de verdade. Publicações assim foram bastante usadas pela  Agência de Pesquisa da Internet da Rússia, que fez isso para criar seguidores rapidamente em páginas no Facebook e em 2016 começou a mudar as publicações de piadas copiadas para memes políticos divisivos durante a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade


Créditos: Divulgação Facebook

Mas isso, como apontado pelo The Verge, não deve acontecer novamente, porque a rede social “agora remove rotineiramente redes de páginas nas quais as identidades dos criadores são suspeitas. E vale dizer que na última eleição, o comportamento inautêntico da variedade de 2016 não teve um papel significativo.”

27/08/2021 às 16:14
Notícia

Xiaomi Mi 11i 5G, o Snapdragon 888 barato da Xiaomi está em P...

Promoção surpresa chega novamente com descontos no alto desempenho da Xiaomi que ainda tem uma câmera...

Apesar de não ser mais possível usar essas publicações para criar essas páginas suspeitas, é bastante interessante ver que a rede social ainda abre bastante brechas para páginas ainda poderem usar esse tipo de publicação para crescerem rapidamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge, Facebook
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.