Huawei lança nova interface EMUI 12 inspirada no Harmony OS 2.0
Créditos: Divulgação/Huawei

Huawei lança nova interface EMUI 12 inspirada no Harmony OS 2.0

Novidades incluem um visual mais minimalista, Painel de Controle remodelado e conectividade com outros dispositivos da marca

26/08/2021 às 11:11
Notícia

Puro luxo: Huawei Mate 40 Pro decorado com pedaços de meteori...

Modelo foi criado para celebrar o programa espacial chinês

Nesta sexta-feira (27), a Huawei revelou a nova versão do seu sistema operacional derivado do Android, a EMUI 12 (Emotion UI 12). O anúncio foi realizado sem muito alarde, no site da fabricante chinesa. 

Essa atualização traz inúmeras modificações para a interface, tendo vários detalhes inspirados no Harmony OS 2.0, e promete melhorar consideravelmente a experiência de uso nos smartphones da marca. 

O primeiro item que chama a atenção é a mudança no visual, que agora conta com cantos arredondados, gradientes suaves e menus em branco, preto e realces em azul. Segundo a Huawei, a nova aparência é minimalista, com design inspirado no mundo real. A fonte pode ser ajustada de maneira contínua, para garantir a melhor experiência de leitura ao usuário. 

As animações também foram retrabalhadas com efeitos “magnéticos” e com o uso de simulação das forças gravitacionais, para tentar passar uma sensação de naturalidade ao utilizar a interface. 

Novo Painel de Controle

O novo painel de controle pode ser aberto ao deslizar o dedo para baixo, a partir de qualquer lugar da tela. Ele traz configurações bem similares às do Android padrão, incluindo controle de volume, atalhos para reprodução de multimídia e também para controle de Wi-Fi, Bluetooth, Localização, entre outros itens. 

Para abrir as notificações, o usuário precisará deslizar para baixo a partir do canto superior esquerdo da tela, já que agora as duas funções foram separadas em menus diferentes. 

Continua após a publicidade

Videochamadas de qualquer dispositivo Huawei

Integração total entre dispositivos

A Huawei destacou bastante a integração com seus dispositivos, incluindo as telas Huawei Vision, os FreeBuds 4, o MatePad e o MateBook. As videochamadas poderão ser transferidas sem pausa entre os aparelhos da empresa, graças ao recurso MeeTime Video Call Transfer. 

No caso do MatePad e do MateBook, em específico, será possível utilizar os dispositivos interconectados com os smartphones da marca, o que permite realizar chamadas, enviar mensagens ou ver fotos tanto do celular quanto do Notebook ou tablet. 

Detalhes da EMUI 12

Falando em integração, a nova EMUI 12 permitirá ligar o seu smartphone Huawei ao computador por meio de um software da marca (PC Manager 11.1 ou superior). Uma vez estabelecida a conexão, você poderá acessar os arquivos do telefone como se estivessem em um HD no seu PC, sem a necessidade de cabos ou apps de terceiros. 

O recurso está sendo chamado de Distributed File System. Segundo a fabricante, sua compatibilidade ainda é restrita a alguns modelos de telefones e de MateBooks. 

Em termos de segurança, as novidades são o uso de dispositivos confiáveis e senhas para liberação da interface ou o uso do desbloqueio por reconhecimento facial no smartphone. Por fim, a Huawei destacou o seu comprometimento com a entrega de mais desempenho com a EMUI 12, algo que influenciará no tempo de carregamento de páginas da web e também dos principais apps. 

Distributed File System da Huawei

Lançamento da nova EMUI 12

Até o momento, a Huawei ainda não revelou quando começará a atualizar seus smartphones com a nova Emotion UI 12 (EMUI 12). A empresa também não divulgou quais serão os modelos de smartphones compatíveis com a novidade. 

Vale lembrar que recentemente ela divulgou a disponibilidade do novo Harmony OS 2.0 para mais de 65 modelos, contudo esse update será restrito aos dispositivos voltados ao mercado chinês. 

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Huawei
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.