Microsoft pode permitir instalação do Windows 11 em PCs mais antigos
Créditos: Reprodução/Microsoft

Microsoft pode permitir instalação do Windows 11 em PCs mais antigos

Boa notícia para quem não está planejando trocar de PC

Com a disponibilidade da versão atualizada do aplicativo PC Health Check, os usuários agora poderão conferir exatamente o motivo para a incompatibilidade de seus PCs com o Windows 11. A boa notícia é que novas informações indicam que o novo sistema operacional aparentemente poderá ser instalado mesmo em PCs com processadores que não foram listados como suportados oficialmente.

Windows 11: Microsoft atualiza app para
verificar a compatibilidade dos PCs

Se isso se confirmar, os usuários poderão instalar o Windows 11 em PCs com CPUs não suportadas oficialmente utilizando uma mídia de instalação criada com a ferramenta que será disponibilizada quando o novo sistema operacional for lançado. É importante reforçar que isto não foi anunciado oficialmente pela Microsoft, mas os usuários podem considerar isso como uma concessão similar à que ainda possibilita o upgrade gratuito do Windows 7 para o Windows 10 mesmo anos após o fim da oferta do upgrade gratuito, que durou cerca de pouco mais de uma no após o lançamento do sistema.

Quando os requisitos de sistema para o Windows 11 foram divulgados pela Microsoft em junho deste ano, muitos ficaram surpresos com a lista de processadores suportados. No caso da Intel, por exemplo, a lista divulgada incluía apenas modelos a partir da 8ª geração. As listas com processadores Intel, AMD e Qualcomm suportados oficialmente podem ser vistas aqui, aqui e aqui. Os outros requisitos de sistema para o Windows 11 incluem pelo menos 4GB de memória RAM, 64GB ou mais de armazenamento, UEFI com suporte para Inicialização Segura e chip Trusted Platform Module (TPM) 2.0. No caso da edição Home, será necessário ter uma conta da Microsoft e conectividade com a internet para concluir a instalação do sistema.

Agora a possibilidade de instalar o novo sistema operacional mesmo em PCs com processadores fora da lista de compatíveis é uma boa notícia para os usuários que não estavam muito entusiasmados com a necessidade de um novo upgrade de processador apenas para poder utilizar o novo Windows. Isto também é uma boa notícia para empresas, já elas poderão avaliar o Windows 11 em hardware real antes de considerar a migração para o novo sistema.

Microsoft pode permitir instalação do Windows 11 em PCs mais antigos
Processador detectado como não suportado pelo aplicativo
para verificação de compatibilidade com o Windows 11
(Reprodução/Fabio Rosolen)

Apresentado em junho, o Windows 11 será lançado no final deste ano e será oferecido como um upgrade gratuito para os usuários da versão mais recente do Windows 10 com PCs compatíveis. Confira algumas novidades sobre ele no vídeo abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ZDNet, Thurrott.com, The Verge
User img

Fabio Rosolen

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.