Não deu! Primeira fabricante a usar Ubuntu em smartphones faliu
Créditos: Reprodução/Spanish BQ

Não deu! Primeira fabricante a usar Ubuntu em smartphones faliu

A Spanish Bq decretou falência no início de 2021 e o site do software não está disponível

Segundo novos relatórios divulgados pela mídia internacional, a Spanish Bq (ou Bq Readers) decretou falência. Essa foi a primeira fabricante mundial de smartphones com o sistema operacional de código aberto, Ubuntu. As informações dizem que a empresa faliu no início de 2021. O site oficial do sistema desenvolvido para os celulares da marca não está mais ativo.

A Bq ficou conhecida pela fabricação de smartphones e tablets com um sistema operacional alternativo. Em 2015, cooperou com o desenvolvedor do sistema Ubuntu, Canonical, para conseguir produzir o primeiro telefone móvel com o sistema Ubuntu Phone, chamado de Aquarius E4.5. O valor anunciado foi de RMB 1.200, que era cerca de US$ 185.

A corrida de sistemas operacionais no mercado hoje forma um duopólio. A única empresa que conseguiu se estabilizar, até o momento, como uma opção própria de sistema, foi a Apple com o iOS. Massivamente, os dispositivos móveis utilizam Android, que hoje está presente em mais de 90% dos smartphones no Brasil, por exemplo. Isso significa que 9 em cada 10 brasileiros possuem um dispositivo com o sistema operacional da Google. O mesmo se repete mundialmente, mas em proporção menor, estando em pouco mais de 70% dos dispositivos globais. 

28/10/2020 às 15:07
Notícia

XDA-Developers anuncia Pro1-X, o primeiro smartphone com Line...

O site apresentou seu smartphone com teclado Qwerty e suporte para vários SOs

Além da Apple, a Huawei também está começando a enviar o seu próprio sistema operacional para o mercado. O motivo, no entanto, foi a quebra dos Estados Unidos com a empresa chinesa, acusando-a de espionagem. Isso fez com que a Google parasse de fornecer o SO, devido a proibição do governo. Ainda assim, o HarmonyOS - nome do sistema operacional da companhia -, ainda está no início, com o futuro bastante incerto. 

Outras empresas também procuram desenvolver o seu próprio sistema operacional, mas muitas delas usam o Android, que possui código aberto, como base. Muito dos motivos é pela dificuldade de desenvolver aplicativos compatíveis. Hoje a Play Store, loja da Google, e App Store, da Apple, dominam o mercado de vendas de apps, trazendo especificidades próprias para que as empresas de desenvolvimento forneçam opções otimizadas. 

Continua após a publicidade

Sem aplicativos, o sistema operacional tende a fracassar. O mesmo também ocorreu com a opção mobile da Microsoft, com o Windows Phone. Por mais que o dispositivo possuísse inúmeras qualidades, a falta de suporte e apps foi um marco importante para que as vendas diminuíssem, levando à sua descontinuidade. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GizmoChina
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.