Mercedes-Benz revela primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil
Créditos: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz revela primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil

Veículo terá autonomia de bateria de 250 km, podendo ser ampliada para andar até 300 km

A Mercedes-Benz está investindo na mobilidade elétrica e anunciou nesta semana o seu primeiro ônibus elétrico no Brasil, em um projeto onde mais de R$100 milhões foram injetados. O novo anúncio contempla o chassi e0500U, que é um modelo padron urbano de piso baixo e que está sendo desenvolvido há cinco anos, a empresa estima que as vendas começarão em 2022.

23/08/2021 às 17:37
Notícia

"Fusca elétrico chinês" ganha nova versão que forta...

Volkswagen ameaçou processar a fabricante Great Wall, mas nada foi formalizado

O e0500U é um ônibus com medidas padron, possui 13,2 metros de comprimento, além de piso baixo e uma capacidade total de até 83 passageiros, o que faz dele um modelo idêntico aos movidos a diesel. Com uma potência constante de 250 cavalos, o veículo consegue obter picos de até 380 cavalos, tudo isso utilizando um eixo trativo elétrico da ZF que traz dois motores, um em cada roda traseira.

Sua autonomia de bateria é de 250 km com uma recarga que pode ser realizada em duas horas e meia, ele é equipado com quatro módulos de bateria, sendo dois sob o teto e dois sob o piso, e ainda pode receber mais dois módulos que aumenta a autonomia do ônibus para 300 km.

O e0500U tem peso total de 8,1 toneladas em seu chassi, e pesa 14,8 toneladas junto da carroceria, 2 toneladas a mais do que geralmente se encontra em veículos a diesel. Ainda não se sabe quais carrocerias serão utilizadas, mas já estão acontecendo negociações com empresas no Brasil para realizar parcerias.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Karl Deppen, informa que o transporte urbano de passageiros é a melhor opção para iniciar a rota de eletromobilidade no mercado nacional, além de permitir a exportação do novo chassi para outros países e continentes. As garagens onde os ônibus ficam guardados também é um ponto forte para o projeto, pois facilita a maneira com que os veículos são carregados e recebem a manutenção devida.

A cidade de São Paulo é um exemplo a ser visto com bons olhos pela empresa na implementação do novo produto ao mercado, a cidade conta com uma legislação que prevê que a frota urbana de transporte público tenha 50% de veículos elétricos até 2027, e 100% até 2037.

Continua após a publicidade

13/08/2021 às 10:31
Notícia

Em 2035 até 62% dos veículos vendidos no Brasil serão elétric...

Estudo da ANFAVEA-BCG prevê que o Brasil irá seguir a tendência global

A Mercedes-Benz também entende que os ônibus elétricos são um primeiro passo para que no futuro a empresa possa trazer modelos de caminhões elétricos para o mercado, ampliando o seu leque de opções aos clientes que cada vez mais buscam uma opção sem motor a combustão.

A empresa incluirá na venda dos novos veículos elétricos um pacote de financiamento e consultaria completa para que seus clientes possam realizar implementação de ônibus a propulsão elétrica em sua frota já existente, o pacote inclui assistência técnica especializada e o fornecimento dos carregadores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: automotivebusiness, insideevs
User img

Juliano Aires

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.