TSE abre inscrições para Testes Públicos de Segurança da urna eletrônica
Créditos: Reprodução/TSE

TSE abre inscrições para Testes Públicos de Segurança da urna eletrônica

Especialistas em tecnologia poderão inspecionar o hardware e software da urna eletrônica entre os dias 23 e 26 de novembro

O Tribunal Superior Eleitoral publicou nesta quinta-feira (26), o edital TPS-2021 para o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas. A sexta edição do TPS está marcada para ocorrer entre os dias 23 a 26 de novembro. Especialistas em TI e Segurança da Informação podem testar o hardware e software das urnas eletrônicas, com intenção de detectar falhas no sistema a ser utilizado nas eleições de 2022.

Netflix começou a testar a inclusão de jogos no serviço de assinatura

Órgãos como a Polícia Federal também serão convidados para inspecionar as urnas, que terão o código-fonte analisado. Segundo Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE, o teste tem a finalidade de detectar problemas que possam atrapalhar as eleições. "É importante reforçar esse espírito de colaboração, para que a Justiça Eleitora, de mãos dadas com os participantes, busque constantemente um sistema cada vez mais seguro", comentou Valente.

No vídeo divulgado pela Justiça Eleitoral, há a confirmação de que qualquer cidadão de nacionalidade brasileira maior de 18 anos pode participar do Teste Público de Segurança, basta elaborar um plano de ataque para quebrar a segurança da urna eletrônica. Caso seja identificada alguma falha nos sistemas de defesa, durante o processo, as urnas serão atualizadas para corrigir o problema. Qualquer cidadão interessado em participar, deve acessar o edital TPS-2021, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Contamos com o apoio da sociedade para aprimorar o sistema, revisando nosso código-fonte, testando nossos softwares, verificando o funcionamento de nossas barreiras de segurança, para que, juntos, Tribunal e sociedade possam ter um processo eleitoral cada vez melhor - Comenta Rodrico Coimbra, do TSE

 

Inspeção das Urnas

O TSE aumentou a quantidade de programas que poderão ser verificados pelos especialistas inscritos no TPS 2021. Será possível inspecionar o sistema de auditoria das urnas eletrônicas no dia da votação; módulo de votação; verificador Pré/Pós-eleições (VPP); além do Verificador de Integridade e Autenticidade do Sistema Eleitoral (AVPART). Rodrigo Coimbra afirma que a ampliação dos sistemas que podem ser quebrados é para que qualquer brasileiro possa colocar o sistema à prova, o que inclui o código-fonte da urna eletrônica.

Para participar do TPS, o cidadão deve preencher formulário de pré-inscrição

Para se inscrever no TPS 2021, além da nacionalidade brasileira e idade de 19 anos, é necessário preencher o Formulário de Pré-inscrição, disponível neste link. Após o preenchimento, o formulário deve ser encaminhado ao TSE até o dia 29 de agosto. A publicação das inscrições aprovadas ocorrerá no dia 30 de agosto. 

Continua após a publicidade


(Créditos: Reprodução/ TSE)

Após fase de Pré-inscrição, cada participante aprovado deve apresentar os recursos presentes, o plano de ataque, para avaliação do TSE. Os resultados da última fase da inscrição estão programados para serem divulgados no dia 30 de outubro.

26/08/2021 às 16:00
Notícia

Correios moderniza sistema de rastreamento de encomendas

Empresa quer facilitar a vida de seus clientes na hora de acompanhar seus objetos

Para a edição de 2021 do TPS, o número de participantes aumentou para 15, sendo que na edição passada foram apenas 10 participantes. Além de instituições como a Polícia Federa, são convidados técnicos de instituições acadêmicas e outros órgãos públicos. Nomeados como "investigadores" cada participante pode formar um grupo de até 5 pessoas. Qualquer plano de ataque que resultar na quebra efetiva do sistema do TSE serão encaminhadas para análise da equipe da Corte. Os investigadores responsáveis por identificar a falha vão ser convocados para repetirem o processo no Teste de Confirmação do TSE, a fim de confirmar se as falhas foram corrigidas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TSE Fonte: Tecnoblog
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.