Ministro do TCU pede vistas e leilão do 5G atrasará novamente
Novo prazo pede que a análise do edital seja entregue na próxima semana
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, o edital do leilão do 5G. O edital foi aprovado por 7 votos a 1, sendo o único voto contrário o do ministro Aroldo Cedraz, que pediu vistas do documento na semana anterior. Plano do governo é iniciar o leilão em outubro.
Apesar da aprovação, o ministro Cedraz apresentou, com slides, as suas justificativas para votar contra a aprovação do edital. Ele é o único ministro que votou com o parecer técnico do TCU, que mostrou irregularidades no edital do leilão do 5G. Cedraz chegou inclusive a dizer que o edital possui erros crassos, "para não dizer fraudes" nas palavras do ministro.
Com o edital do leilão do 5G aprovado, a Anatel fará os ajustes necessários, como a obrigação de levar internet móvel para as escolas públicas de educação básica, e abrir o leilão em outubro.
Polêmicas
Um dos principais entraves e polêmicas do leilão do 5G é a criação da rede privativa para a administração pública e o programa de conectividade na Amazônia. O processo do edital mantém essas construções como obrigatórias para as empresas vencedoras, o que para técnicos legislativos são ilegais já que ferem o interesse coletivo determinados na Lei Geral de Telecomunicações e normas de licitação e regras orçamentárias e fiscais.
A rede privativa e o programa de conectividade na Amazônia são tentativas do governo brasileiro de agradar os governos americano e chinês. A Huawei, empresa chinesa que está banida dos EUA por, de acordo com o governo do país, auxiliar a espionagem para a China, só poderia participar do leilão da rede pública/comercial.
Cedraz disse que não teve tempo o suficiente para analisar todos os erros do edital do 5G e quantificar o risco de dano aos cofres públicos. Um dos pontos apresentado pelo ministro hoje foi a criação de uma modalidade de dispensa de licitação não prevista em lei. No leilão do 5G o governo poderá outorgar faixas de frequências excedentes para empresas que manifestem interesse em até dois anos após o certame.
Primeiras cidades
O que é e como funciona o 5G DSS?
Smartphones 5G DSS podem ou não ser compatíveis com o 5G standalone; veja se o seu aparelho vai supor...
Em entrevista para a rádio 98 FM Natal na segunda-feira, o ministro das comunicações Fábio Faria disse que São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades a receber o 5G. O ministro espera que em dezembro as duas maiores cidades do Brasil já contem com essa tecnologia.
O plano do governo é que logo depois o 5G chegue nas outras capitais até julho de 2022. Na sequência, nas cidades com mais de 500 mil habitantes.
Via: G1.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.