TCU aprova edital do leilão do 5G; leilão deve ocorrer em outubro
Créditos: Divulgação/Senado Federal

TCU aprova edital do leilão do 5G; leilão deve ocorrer em outubro

Tribunal de Contas da União aprovou edital por 7 votos a 1

18/08/2021 às 17:09
Notícia

Ministro do TCU pede vistas e leilão do 5G atrasará novamente

Novo prazo pede que a análise do edital seja entregue na próxima semana

Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, o edital do leilão do 5G. O edital foi aprovado por 7 votos a 1, sendo o único voto contrário o do ministro Aroldo Cedraz, que pediu vistas do documento na semana anterior. Plano do governo é iniciar o leilão em outubro.

Apesar da aprovação, o ministro Cedraz apresentou, com slides, as suas justificativas para votar contra a aprovação do edital. Ele é o único ministro que votou com o parecer técnico do TCU, que mostrou irregularidades no edital do leilão do 5G. Cedraz chegou inclusive a dizer que o edital possui erros crassos, "para não dizer fraudes" nas palavras do ministro.

Com o edital do leilão do 5G aprovado, a Anatel fará os ajustes necessários, como a obrigação de levar internet móvel para as escolas públicas de educação básica, e abrir o leilão em outubro.

Polêmicas

Um dos principais entraves e polêmicas do leilão do 5G é a criação da rede privativa para a administração pública e o programa de conectividade na Amazônia. O processo do edital mantém essas construções como obrigatórias para as empresas vencedoras, o que para técnicos legislativos são ilegais já que ferem o interesse coletivo determinados na Lei Geral de Telecomunicações e normas de licitação e regras orçamentárias e fiscais.

rede privativa e o programa de conectividade na Amazônia são tentativas do governo brasileiro de agradar os governos americano e chinês. A Huawei, empresa chinesa que está banida dos EUA por, de acordo com o governo do país, auxiliar a espionagem para a China, só poderia participar do leilão da rede pública/comercial.

Cedraz disse que não teve tempo o suficiente para analisar todos os erros do edital do 5G e quantificar o risco de dano aos cofres públicos. Um dos pontos apresentado pelo ministro hoje foi a criação de uma modalidade de dispensa de licitação não prevista em lei. No leilão do 5G o governo poderá outorgar faixas de frequências excedentes para empresas que manifestem interesse em até dois anos após o certame.

Continua após a publicidade

Primeiras cidades

24/07/2021 às 11:00
Artigo

O que é e como funciona o 5G DSS?

Smartphones 5G DSS podem ou não ser compatíveis com o 5G standalone; veja se o seu aparelho vai supor...

Em entrevista para a rádio 98 FM Natal na segunda-feira, o ministro das comunicações Fábio Faria disse que São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades a receber o 5G. O ministro espera que em dezembro as duas maiores cidades do Brasil já contem com essa tecnologia. 

O plano do governo é que logo depois o 5G chegue nas outras capitais até julho de 2022. Na sequência, nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: G1
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.