Qualcomm e Intelbras anunciam colaboração para produção de soluções 5G no Brasil
Créditos: Reprodução/Qualcomm

Qualcomm e Intelbras anunciam colaboração para produção de soluções 5G no Brasil

Empresas desenvolverão primeira solução Fixed Wireless Access com 5G e Wi-Fi 6 do Brasil

25/08/2021 às 16:30
Notícia

Snapdragon 898 terá grande upgrade em GPU, diz Lenovo

Modelo pode vir com um desempenho 20% maior que o seu antecessor

A Qualcomm e a brasileira Intelbras anunciaram um acordo no qual irão colaborar para a produção do 5G Customer Premise Equipment (CPE), utilizando a plataforma Qualcomm 5G Fixed Wireless Access (FWA) de 2ª geração. O sistema utilizará o Snapdragon X62 5G Modem-RF e soluções de Wi-Fi 6 e 6E da empresa norte-americana. A iniciativa visa suprir a demanda de operadoras e provedores de internet no Brasil neste momento em que se aproxima o leilão das frequências para o 5G.

Com o acordo plurianual, a Intelbras deverá ser a empresa brasileira a avançar em direção ao desenvolvimento local de soluções baseadas no Snapdragon X62 e também à integração na cadeia mundial de produção do 5G, tornando o Brasil parte do setor produtivo nessa tecnologia.

Intelbras, com as soluções da Qualcomm, produzirá soluções 5G FWA, que fornecerá conectividade de alta qualidade, velocidade e latência semelhantes à fibra óptica, sem a necessidade de cabeamento e instalação na última milha, características do próprio 5G. A solução vem sendo chamada de Fibra pelo Ar, a qual proporcionará a oferta de serviços avançados para residências e escritórios como streaming de vídeos em 4k e 8k,  conexão com internet das coisas (IoT), jogos online com baixíssima latência e aplicações de realidade virtual. Os produtos estarão disponíveis a partir de 2022.

Altair Silvestri, CEO da Intelbras, vê que a parceria auxiliará na expansão do 5G e Wi-Fi 6 no Brasil. “Temos um relacionamento longo e próximo com as provedoras de serviços de internet e operadoras de telefonia. Essas são características próprias que vão permitir que a Intelbras facilite a pulverização das tecnologias Wi-Fi e 5G no país”, diz Silvestri.

A novidade também beneficiará os usuários corporativos, que poderão usufruir de uma rede que opere com maior capacidade e velocidade, além de aumentar a eficiência e permitir que os dispositivos de access-points suportem mais clientes em ambientes de alta densidade, proporcionando melhor experiência na rede sem fio no local de trabalho.

"Esta colaboração é mais uma prova de nossos esforços para trazer CPEs e soluções FWA com 5G e Wi-Fi para ajudar a reduzir a exclusão digital e conectar a chamada ‘última milha’, comenta Luiz Tonisi, vice-presidente da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e presidente da Qualcomm América Latina

Continua após a publicidade

Leilão do 5G no Brasil

Após a aprovação do edital do 5G pelo Tribunal de Contas da União, é esperado que a Anatel realize o leilão das frequências do 5G em outubro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.