Novo processador da IBM busca identificar fraudes antes que ocorram
Créditos: Divulgação/IBM

Novo processador da IBM busca identificar fraudes antes que ocorram

O IBM Telum foi projetado para trazer uma nova proposta do uso de IA para serviços financeiros

A IBM revelou na segunda-feira (23), durante a conferência anual Hot Chips, mais detalhes sobre o novo processador IBM Telum, o primeiro da IBM a conter aceleração para a inferência de inteligência artificial (IA) desde o chip enquanto ocorre uma transação.

O Telum foi desenhado para inferir Deep Learning direcionado principalmente para cargas de trabalho empresariais, a fim de auxiliar a impedir fraudes em tempo real

Desenvolvido ao longo de três anos, o chip foi pensado para clientes que necessitem de insights para trabalhos relacionados a aplicações bancárias, financeiras, comerciais, de seguros e interações com a própria clientela. 


Divulgação/IBM

Em uma pesquisa feita pela Morning Consult — uma empresa de inteligência privada de dados — encomendada pela IBM, 90% dos entrevistados disseram ser importante poder construir e executar projetos de inteligência artificial onde residem seus dados.

De acordo com a IBM, o Telum foi projetado para atender justamente a essas necessidades e conferir mais segurança aos dados. A empresa declara que o novo processador é capaz de “superar os enfoques tradicionais de IA empresarial, que tendem a exigir uma quantidade significativa de memória e capacidades para mover os dados e gerenciar a inferência”.

Com o Telum, ter o acelerador próximo aos dados de missão crítica e aplicações significa que as empresas podem realizar um alto volume de inferências para transações sensíveis em tempo real sem ter de recorrer a soluções de IA fora da plataforma, o que poderia impactar o desempenho.

 

19/08/2021 às 10:32
Notícia

Todos os modelos de Galaxy Tab S8 trarão SoC de alto desempen...

Processador virá equipado no modelo por problemas na fabricação do Exynos 2200

Continua após a publicidade

Atualmente, as técnicas mais comuns aplicadas para encontrar fraudes ocorrem após o problema ter acontecido, devido a limitações da tecnologia atual. No caso de fraudes de cartões de crédito, por exemplo, a identificação só ocorre após uma ou mais compras indevidas.

A IBM prometeu que o Telum oferece o poder de um processador de IA para cargas de trabalho específicas de IA de serviços financeiros, como a detecção de fraudes, o processamento de prestações, as compensações e liquidações de valores, lavagem de dinheiro e a análise de riscos. A previsão é que o processador esteja disponível a partir de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.