Novo processador da IBM busca identificar fraudes antes que ocorram

O IBM Telum foi projetado para trazer uma nova proposta do uso de IA para serviços financeiros

Novo processador da IBM busca identificar fraudes antes que ocorram
Créditos: Divulgação/IBM

A IBM revelou na segunda-feira (23), durante a conferência anual Hot Chips, mais detalhes sobre o novo processador IBM Telum, o primeiro da IBM a conter aceleração para a inferência de inteligência artificial (IA) desde o chip enquanto ocorre uma transação.

O Telum foi desenhado para inferir Deep Learning direcionado principalmente para cargas de trabalho empresariais, a fim de auxiliar a impedir fraudes em tempo real

Desenvolvido ao longo de três anos, o chip foi pensado para clientes que necessitem de insights para trabalhos relacionados a aplicações bancárias, financeiras, comerciais, de seguros e interações com a própria clientela. 


Divulgação/IBM

Em uma pesquisa feita pela Morning Consult — uma empresa de inteligência privada de dados — encomendada pela IBM, 90% dos entrevistados disseram ser importante poder construir e executar projetos de inteligência artificial onde residem seus dados.

De acordo com a IBM, o Telum foi projetado para atender justamente a essas necessidades e conferir mais segurança aos dados. A empresa declara que o novo processador é capaz de “superar os enfoques tradicionais de IA empresarial, que tendem a exigir uma quantidade significativa de memória e capacidades para mover os dados e gerenciar a inferência”.

Com o Telum, ter o acelerador próximo aos dados de missão crítica e aplicações significa que as empresas podem realizar um alto volume de inferências para transações sensíveis em tempo real sem ter de recorrer a soluções de IA fora da plataforma, o que poderia impactar o desempenho.

 

19/08/2021 às 10:32
Notícia

Todos os modelos de Galaxy Tab S8 trarão SoC de alto desempen...

Processador virá equipado no modelo por problemas na fabricação do Exynos 2200

Atualmente, as técnicas mais comuns aplicadas para encontrar fraudes ocorrem após o problema ter acontecido, devido a limitações da tecnologia atual. No caso de fraudes de cartões de crédito, por exemplo, a identificação só ocorre após uma ou mais compras indevidas.

Continua após a publicidade

A IBM prometeu que o Telum oferece o poder de um processador de IA para cargas de trabalho específicas de IA de serviços financeiros, como a detecção de fraudes, o processamento de prestações, as compensações e liquidações de valores, lavagem de dinheiro e a análise de riscos. A previsão é que o processador esteja disponível a partir de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.