Windows 11: como desativar a transparência na Barra de Tarefas
Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 11: como desativar a transparência na Barra de Tarefas

Efeito traz um visual mais moderno ao novo sistema operacional da Microsoft, mas pode atrapalhar questões de acessibilidade

20/08/2021 às 19:40
Notícia

Microsoft anuncia redução no preço do Xbox Series S | X no Br...

Versão mais simples terá preço sugerido de R$ 2.649, enquanto o console compatível com mídia física p...

O Windows 11 será lançado oficialmente ainda em 2021, mas a Microsoft já disponibilizou essa nova versão do seu sistema operacional para download, por meio do programa Windows Insider.

Todos os usuários que possuem uma licença ativada do Windows 10 e um computador equipado com a tecnologia TPM podem solicitar a atualização. 

Um dos principais destaques do W11 é a interface atualizada, que agora conta com uma série de efeitos especiais. Um deles é o de transparência. Presente também na Barra de Tarefas, ele faz com que os diversos elementos e cores do Windows interajam, criando um visual mais dinâmico. 

Contudo, essa novidade pode não agradar a todos, principalmente àqueles que preferem uma experiência sem distrações. Por isso, ensinaremos passo a passo como você pode desabilitar os efeitos de transparência da Barra de Tarefas e das janelas. Confira a seguir.

Como desativar a transparência na Barra de Tarefas no Windows 11

Atualmente há duas formas diferentes de desabilitar os efeitos de transparência do Windows 11. Uma delas é nos ajustes de Personalização do sistema. Já a segunda está disponível na guia de “Acessibilidade” do sistema operacional. 

Ambas podem ser acessadas na tela de Configurações do sistema:

Opção 1 - Menu Personalizar do Windows 11

Passo 01 - Clique no Menu Iniciar. Depois, selecione o botão “Configurações”, destacado pelo ícone de uma engrenagem

Continua após a publicidade

Abrindo Configurações do Windows 11

Passo 02 - Selecione a opção “Personalização”. Uma forma alternativa de chegar até aqui é clicar sobre o papel de parede com o botão direito do mouse e escolher o item “Personalização”:

Menu - Acesso

Passo 03 - Clique em “Cores”

Opção de Personalização

Passo 04 - Para finalizar, clique no botão “Ativado”, posicionado à direita do item “Efeitos de Transparência, como mostrado a seguir:

Efeito Personalização de Cores

Opção 2 - Opções de Acessibilidade

Passo 01 - Clique no Menu Iniciar. Depois, selecione o botão “Configurações”, destacado pelo ícone de uma engrenagem

Abrindo Configurações do Windows 11

Passo 02 - Selecione a opção “Acessibilidade” no menu de navegação à esquerda

Continua após a publicidade

Menu de Acessibilidade

Passo 03 - Clique em “Efeitos Visuais”

Passo 04 - Finalize clicando no botão “Ativado”, posicionado à direita do item “Efeitos de Transparência

Menu de Efeitos

É importante destacar que, embora as opções estejam em menus e telas diferentes, ambas produzem o mesmo efeito visual, deixando a barra de tarefas e outros aspectos do Windows 11 com cores sólidas e um visual mais “chapado”.

Confira um exemplo de Antes e Depois, desativando o efeito de transparência na Barra de Tarefas do Windows 11:

Antes e depois

Como instalar o Windows 11 em seu PC

A Microsoft ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento da versão final do Windows 11. No entanto, você pode se inscrever gratuitamente no programa Windows Insider para conseguir acesso às versões prévias do sistema. 

Basta abrir o Menu Iniciar e fazer uma busca por “Windows Insider”. Depois, selecione o aplicativo correspondente e escolha a partir de qual canal você deseja receber a sua atualização para o Windows 11. 

Nos canais Dev (voltado a desenvolvedores), a versão é a mais recente disponível, trazendo as últimas novidades lançadas pela Microsoft. Mas atenção: isso pode significar mais erros e instabilidades.  Já o canal Beta é ideal para usuários pioneiros que desejam atualizar seus computadores com o que há de mais recente, mas ainda assim com versões um pouco mais estáveis do Windows 11. 

Você pode ler mais sobre os requisitos para a instalação do Windows 11 na matéria abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech
User img

Igor Pankiewicz

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.