NASA divulga imagens panorâmicas de Marte
Créditos: NASA/JPL-Caltech/MSSS

NASA divulga imagens panorâmicas de Marte

Imagens foram feitas por Curiosity Rover, que está há nove anos no Planeta Vermelho

A NASA divulgou uma série de imagens panorâmicas de Marte na última semana. As imagens foram capturadas pelo Curiosity Rover, o rover espacial da agência espacial americana. A divulgação faz parte das comemorações dos nove anos do robô no Planeta Vermelho.

20/08/2021 às 17:50
Notícia

Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda o fenômeno

Apesar do nome dado ao evento, não haverá alteração na cor natural do satélite

O rover capturou a visão de 360º no último dia 3 de julho próximo da "Montanha Rafael Navarro", uma colina que a NASA apelidou em homenagem a um astrobiólogo que trabalhou na missão e faleceu em janeiro. O vídeo é composto de 129 imagens individuais e unidas em seguida. Suas cores foram balanceadas com o branco para replicar como Marte seria sob o tipo de luz do dia a que estamos acostumados na Terra.

 

O robô tem andado pela cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de largura em Marte, desde a primeira aterrissagem lá em 2012. Agora, ele está lugar entre uma região enriquecida com minerais de argila e outra dominada por minerais salgados chamados sulfatos.

As rochas aqui começarão a nos dizer como este planeta outrora úmido se transformou no seco Marte de hoje, e por quanto tempo os ambientes habitáveis ??persistiram mesmo depois que isso aconteceu”, disse Abigail Fraeman, cientista do projeto Curiosity, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Sul da Califórnia.

Curiosity Rover: 9 anos em Marte

O Curiosity Rover chegou a Marte no dia 6 de agosto de 2012 com objetivo de estudar diferentes ambientes e descobrir se pode ter existido vida microbiana no passado, quando lagos e águas subterrâneas existiam na cratera Gale.

O rover pulveriza amostras de rocha com uma broca em seu braço robótico e, em seguida, espalha o pó no chassi do rover, onde um par de instrumentos determina quais produtos químicos e minerais estão presentes.

Continua após a publicidade

05/08/2021 às 20:01
Notícia

NASA: oscilação na trajetória da Lua pode causar recorde de i...

Efeito é impulsionado pela rápida elevação dos oceanos e pode resultar em 4 vezes mais alagamentos at...

Como é inverno na localização do Curiosity, os céus no novo panorama estão relativamente livres de poeira, proporcionando uma visão clara até o fundo da cratera Gale. É uma oportunidade para a equipe da missão refletir sobre os 26 quilômetros que a Curiosity conduziu durante a missão.

Durante o próximo ano, a NASA disse que o Curiosity se aventurará além da montanha Rafael Navarro e outra montanha que é mais alta do que um prédio de quatro andares. Depois, ele entrará em um desfiladeiro estreito antes de revisitar uma encosta com uma tampa de arenito apelidada de “Frontão de Greenheugh".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: NASA
User img

Cristino Melo

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.