Drone autônomo supera piloto humano em corrida; veja vídeo
Créditos: Reprodução/UZH Robotics and Perception Group

Drone autônomo supera piloto humano em corrida; veja vídeo

Pesquisadores de Zurique desenvolveram algoritmo que aprimora as funções de drones

Em corrida de drones, usar uma opção autônoma não significa, necessariamente, uma vantagem. Geralmente, pilotos conseguem se adaptar melhor a situação, conseguindo atingir velocidades mais altas, sem grandes acidentes no percurso. No entanto, pesquisadores da Universidade de Zurique desenvolveram um algoritmo que altera essa realidade. Em uma corrida, o modelo autônomo desenvolvido pela UZH Robotics and Perception Group conseguiu vencer dois pilotos humanos experientes.

No vídeo mostrado acima, os pesquisadores desenvolveram uma pista controlada, dentro de um galpão. Ou seja, as condições de vento não são adversas e todos os obstáculos são facilmente calculados. Isso porque esse dispositivo ainda está na fase de testes e é possível que novos experimentos sejam feitos com ele em espaços abertos, onde mais dificuldade pode ser acrescentada. Até o momento, os resultados são otimistas. 

20/08/2021 às 12:08
Notícia

Segure o fôlego! Drone captura vídeo de queda d'água da ...

Ellis Van Jason capturou imagens em Angel Falls, cachoeira de 979 metros na Venezuela

As corridas com drones são muito mais complexas, justamente devido a falta de um terreno sólido para se realizar o percurso. Com carros, por exemplo, as pistas são previamente delimitadas e, basicamente, é necessário se manter nas trilhas, que podem ser controladas de modo mais preciso. Agora, quando se trata do ar, as situações são totalmente diferentes.

O algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores de Zurique calcula a rota mais eficiente para um drone voar, considerando: velocidades, ângulos, trajetórias nas quais ele navega, desvio de obstáculos, entre outras variáveis. Isso o torna mais eficiente que a maioria dos códigos desenvolvidos para dar autonomia aos equipamentos de hoje.

O algoritmo tem o grande diferencial de planejar a trajetória em toda a corrida, não dividindo por seções menores, que geralmente são definidas a cada ponto. Assim, é mais fácil prever obstáculos, que serão desviados, limitações da capacidade de manobra, que pode gerar colisões inesperadas, velocidade do voo, curvas e inversão de direções.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores testaram o drone autônomo com dois pilotos humanos de classe mundial. Todos os três drones tinham as mesmas especificações, criados especificamente para realizar os testes. Nesse quesito, todos estavam em nível de igualdade. Em todas as corridas realizadas a opção controlada por algoritmo venceu os que estavam sendo controlados por pessoas experientes. Novamente vale lembrar que tudo foi feito em uma pista criada especificamente para realização dos testes, de forma controlada.

Apesar da situação ser usada para corrida, o intuito não é fornecer uma trapaça, ou vantagem para os corredores. Os drones podem ser aliados em muitas tarefas no futuro, como em transporte de órgãos, medicamentos e vários outros setores, onde a velocidade é crucial. O desenvolvimento de algoritmos mais eficientes é essencial para que isso ocorra.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.