Meteoro visível a olho nu cruza os céus de Santa Catarina
Créditos: Divulgação Meteoros Monte Castelo SC / JJS/SC

Meteoro visível a olho nu cruza os céus de Santa Catarina

Astro ficou visível na constelação Cruzeiro do Sul e passou com uma velocidade de 70 mil km/h

Na noite da última quinta-feira, dia 19 de agosto, uma passagem de meteoro foi registrada no município de Monte Castelo, no norte do estado de Santa Catarina. O acontecimento foi registrado por uma câmera de monitoramento na região e foi possível ver a olho nu a passagem do meteoro, que durou um pouco menos de 5 segundos.

21/08/2021 às 13:00
Notícia

Realme GT Master traz Snapdragon 778G e belo design por menos...

Intermediário premium vai estar em promoção a partir do dia 23 de agosto

A filmagem foi gravada pela câmera JJS2 da estação de monitoramento de meteoros JJS/SC, que é associada à Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), e mostra em formas diferentes a passagem do meteoro. No vídeo, que foi publicado nas redes sociais, é possível ver o astro rapidamente aparecendo e sumindo cerca de 4 segundos depois.

Esse aparecimento rápido se dá pela velocidade em que o astro estava se movendo, que foi estimada em mais de 70 mil km/h. Segundo relatado pela estação JJS/SC, essa velocidade é tão rápida que é capaz de percorrer a distância entre as cidades catarinenses Fraiburgo e Campo Belo do Sul em menos de 5 segundos.

O evento foi classificado com um pico de magnitude de -1, com a fase luminosa do astro durando um total de 4,4 segundos. “ O trajeto começou a brilhar no azimute 222 com uma elevação de 43° e altitude estimada de 91 km.”

Visualmente falando, o astro percorreu o céu na localização do Cruzeiro do Sul, com sua parte luminosa visível começando um pouco antes da parte superior dos astros e cruzando quase que inteiramente a constelação.

21/08/2021 às 10:51
Notícia

Google encerra Android Auto para smartphones com o Android 12

Desenvolvedora confirmou a descontinuação do recurso nos celulares

Continua após a publicidade

Esse avistamento não chega a ser algo raro, no canal ‘Meteoros Monte Castelo SC’, criado pela estação de monitoramento de meteoros JJS/SC, é possível ver diversos outros astros capturados pelas câmeras, assim como a Estação Espacial Internacional. Também é possível ver registros de meteoros do Brasil inteiro através do site do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), que também conta com um site para com que as pessoas possam relatar avistamento de astros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: JJS/SC
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.