Xiaomi: o que é e como funciona a versão global dos smartphones?
Créditos: Reprodução/Xiaomi

Xiaomi: o que é e como funciona a versão global dos smartphones?

Para quem vai comprar um celular da marca em lojas de importação, é importante estar atento ao modelo. Entenda o que muda

17/08/2021 às 07:00
Notícia

Unboxing Xiaomi Mi Mix 4: veja tudo que vem na caixa do poder...

Aparelho tem como destaque a sua câmera sob o display, primeiro da marca com esse recurso

Nesta terça-feira (17), a Xiaomi anunciou a abertura de quatro novas lojas físicas no Brasil, situadas nos estados Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Bahia. Apesar de aumentar sua presença para facilitar o acesso dos consumidores aos aparelhos da linha Mi, muitas pessoas ainda preferem fazer a compra por sites internacionais de importação

Os motivos são vários, desde a praticidade de receber o aparelho direto em casa até o custo muitas vezes menor em relação aos praticados no varejo, por conta dos impostos  aplicados. 

Comprar online também permite escolher os lojistas com as melhores ofertas e aplicar cupons de desconto na hora de fechar o pedido. 

No entanto, para quem pretende comprar um smartphone Xiaomi online, é essencial estar atento à versão do aparelho, já que a marca oferece diferentes configurações de software e de hardware, conhecidas como Versão Chinesa (China) e Versão Global. Entenda o que muda.

Versão Chinesa x Versão Global da Xiaomi

A primeira e talvez a mais importante diferença entre as versões está no fato de que a chinesa normalmente opera em frequências e bandas de comunicação diferentes das nossas. 

Não são todos os aparelhos, mas alguns deles podem apresentar problemas ao se conectar à nossa rede 4G, por não operarem nas bandas B1 (2100 MHz), B3 (1800 MHz), B5 (850 MHz), B7 (2600 Hz) e B28 (700 MHz). Note que a banda utilizada para as nossas conexões 4G ainda pode variar de acordo com a região do país. 

Continua após a publicidade

Já a versão global traz suporte a todas essas frequências, sendo amplamente compatível com as nossas redes de telefonia e dados. 

Outro detalhe é que o aparelho Global conta com uma certificação internacional, aceita pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). 

Google Play e apps pré-instalados

Devido a restrições regionais, a versão chinesa dos smartphones Xiaomi também não vem com os aplicativos padrão da Google pré-instalados, tais como Google Play Store, Gmail, Google Maps, Google Assistente e tantos outros. 

O usuário precisará configurar tudo manualmente, já que na China eles são vetados. Isso também dificulta o download e a instalação de outros apps, uma vez que isso normalmente é feito pela loja oficial da Google. 

A versão Global dos smartphones Xiaomi vem com o pacote completo, oferecendo uma experiência Android sem frustrações ou necessidade de configurações adicionais. 

Smartphones Xiaomi

Idioma pode ser um problema

Por ser um aparelho voltado ao mercado interno, o Xiaomi chinês também só utiliza o idioma chinês. Há diversos tutoriais online que podem guiar os compradores, ensinando como trocar para o inglês, mas isso está longe de ser uma experiência de usuário ideal. 

O mesmo vale para o manual e para os conteúdos presentes na caixa: a versão global é toda traduzida para o inglês. 

Falando em embalagens, as tomadas dos carregadores também são diferentes. A versão chinesa usa pinos quadrados, enquanto a global opta pelo padrão europeu de tomadas redondas de dois pinos, amplamente compatível com o padrão brasileiro. 

Continua após a publicidade

Sabendo dessas diferenças, sempre esteja atento à seleção do modelo e da versão correta no seu site de compras favorito. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Oficina da Net
User img

Igor Pankiewicz

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.