Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda o fenômeno
Créditos: Reprodução/Cerqueira/Unsplash

Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda o fenômeno

Apesar do nome dado ao evento, não haverá alteração na cor natural do satélite

Neste fim de semana, dias 21 e 22, será possível observar a Lua Azul, um fenômeno que ocorre a cada três anos ou dois anos e três meses, a depender do tipo de Lua Azul. Apesar do nome peculiar, não há alterações na cor natural do satélite natural da Terra: esse é o nome dado ao acontecimento da segunda lua cheia em um mesmo período.

No caso do próximo fenômeno, a Lua Azul estará em seu pico no começo da manhã deste domingo (22), às 8h02 CDT (10h02 no horário de Brasília). Ela também já estará visível a partir das noites desta sexta-feira (20) e sábado (21) em alguns locais. 


Reprodução/Jeffrey Eisen/Unsplash

No domingo, devido ao horário, a visualização será mais difícil aqui no Brasil. Considerando isso, habitantes de países que tenham amanhecer em um horário mais tarde do que o do Brasil poderão enxergar o fenômeno.

No caso do fenômeno deste fim de semana, o evento é classificado como “Lua Azul Sazonal”, devido ao fato de ser a terceira de quatro Luas cheias na mesma estação do ano — quando o normal é ter apenas três

Há também a “Lua Azul Calendárica” ou “Lua Azul do Calendário”, que ocorre quando há duas Luas cheias no mesmo mês. A próxima Lua Azul, que será Sazonal, deve ocorrer somente em agosto de 2024.


Reprodução/Kym MacKinnon/Unsplash

27/05/2020 às 16:00
Artigo

O lançamento TRIPULADO da SpaceX é mais importante do que par...

Além de ser um marco para a empresa de Elon Musk, também representa um "grande passo" para ...

Continua após a publicidade

Considerando que o ciclo da Lua em torno da Terra leva cerca de 29,5 dias para ser concluído, se houver uma Lua Azul no primeiro dia do mês, haverá uma segunda no fim do mês. Entretanto, isso não é tão simples e, como citado anteriormente, acontece somente a cada três anos, aproximadamente. 

Em relação à Lua Azul Sazonal, geralmente cada estação do ano possui apenas três Luas cheias. Entretanto, quando ocorre uma Lua cheia extra, a terceira (e não a quarta extra) é classificada como uma “Lua Azul Sazonal”. Este é o caso do fenômeno deste fim de semana e o motivo de sua raridade.

Entre esta sexta-feira (20) e domingo (22), também ocorrerá uma conjunção tripla entre a Lua, Júpiter e Saturno. O fenômeno permitirá visualizar os dois planetas e o satélite formando um triângulo, e a cada dia sua posição será alterada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TweakTown, Inverse
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.