Glass: conheça a nova rede social dedicada à fotografia
Créditos: Divulgação/Glass

Glass: conheça a nova rede social dedicada à fotografia

Nada de propagandas ou algoritmos. Segundo os criadores, o objetivo é colocar os fotógrafos e seus trabalhos em destaque

13/08/2021 às 12:09
Notícia

Instagram limita DMs e comentários de pessoas que não seguem ...

Medida busca diminuir o assédio e bullying virtual realizado por estranhos

Ao falar de redes sociais para fotografias, muita gente pensa apenas no Instagram. Mas a realidade é que a plataforma criada pelo Facebook hoje foca muito mais em conteúdo de multimídia e entretenimento, competindo com empresas como o TikTok. 

A disputa feroz por likes, as métricas de engajamento e algoritmos utilizados na plataforma acabaram afastando alguns fotógrafos profissionais e amantes das fotos. 

Foi pensando nesse público (e também em seus próprios trabalhos) que Tom Watson e Stefan Borsje criaram o Glass, uma nova rede social para fotografias. 

Interface do Glass

Diferente de outras redes sociais?

Disponível apenas para iPhones, até o momento, o Glass tem por objetivo colocar o fotógrafo e o seu trabalho no centro de tudo. O app possui as principais ferramentas de uma rede social convencional, incluindo a troca de mensagens, formação de contatos, notificações e comunidades. 

Contudo, ele eliminou um dos pilares das redes sociais modernas: as curtidas. Segundo os criadores, a justificativa para isso está no fato de que o Glass é uma ferramenta para formar comunidades e incentivar a construção de relacionamentos, não uma forma de comparação.

Os usuários verão fotos postadas em ordem cronológica, em uma interface limpa, livre de números, algoritmos e dos “padrões obscuros utilizados para gerar engajamento”, segundo a Glass. 

Continua após a publicidade

Outro detalhe importante é que o app Glass não terá nenhum tipo de anúncio. Em vez disso, ele utiliza um sistema de assinaturas pagas para manter toda a estrutura em funcionamento. Atualmente, a assinatura mensal custa US$ 4,99. Já o plano anual pode ser contratado por US$ 29,99.

Fotografias no centro de tudo

A rede social utiliza o mínimo de compressão possível para manter a qualidade das imagens no feed. Há suporte para o perfil P3 de cores e também para dados EXIF. Assim os usuários podem detalhar quais os equipamentos utilizados para fotografar, tipo de lente, abertura, distância focal, local e data. 

A equipe Glass também destaca que eles não realiza qualquer tipo de rastreamento por dados dos usuários, uma vez que não há nenhum interesse comercial envolvido (lembre-se, anúncios não existem aqui). Os participantes também podem fazer o download de todos os seus dados a qualquer momento.

Por fim, há um código rígido de conduta. Os usuários devem se sentir seguros e para isso contam com ferramentas para bloquear e reportar conteúdos que acharem inapropriados. 

Por enquanto, o aplicativo do Glass só está disponível para iPhones. Outro detalhe é que a rede social acabou de sair da fase Beta e permite a entrada de novos usuários apenas por convite. Você pode acessar a página do App neste link

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: MacMagazine Fonte: Glass
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.