Como os drones estão mudando nossa visão sobre tubarões
Créditos: Reprodução / CSULB Shark Lab

Como os drones estão mudando nossa visão sobre tubarões

Pesquisadores indicam que o encontro entre os humanos e esses animais não são tão raros

Tubarões não possuem uma boa reputação com os humanos, sendo inclusive protagonistas de sua própria franquia de filmes de terror, mas avistamentos recentes estão sugerindo que eles não são animais crueis. Cada vez mais e mais vídeos de avistamento de tubarões perto de banhistas estão circulando, isso acontece principalmente graças a popularização dos drones, que está ajudando a desmistificar um pouco a relação entre humanos e tubarões.

17/08/2021 às 20:40
Notícia

PM usa drone com câmera termal para flagrar mais de 250 pesso...

O drone auxiliou os policiais a terem noção da quantidade de pessoas no local

Essas aeronaves sobrevoando costas e o mar aberto está ajudando a aumentar ainda mais os avistamentos dos animais, mas, mesmo com várias filmagens de ataques, a maioria dos vídeos mostra que grande parte desses encontros acabam em nada. Com isso, os drones estão sendo uma principal arma para mostrar que os encontros entre banhistas e tubarões são bastante comuns, onde os banhistas não fazem ideia da presença dessa possível ameaça e os tubarões simplesmente ignoram os humanos.

Para confirmar a tese que nem sempre ocorre um ataque de tubarão, o professor de biologia marinha e diretor do Shark Lab da California State University, Chris Low, está liderando uma pesquisa usando vídeos gravados por drones. Ao todo a equipe está vasculhando cerca de 700 horas de filmagens, algumas feitas pelos pesquisadores e outras enviadas por outras pessoas, para analisar o comportamento do animal.

Dentre os vídeos recebidos, a equipe destaca um onde um grupo de cinco tubarões passa ao lado de três surfistas em suas pranchas. Na filmagem é possível perceber que, mesmo com os humanos movendo suas penas na água e sem saber da presença dos animais, os tubarões simplesmente passam sem se importar.

Além desse vídeo, a equipe de pesquisadores também estudou centenas interações entre pessoas e jovens tubarões branco, buscando com isso entender melhor como é o comportamento deles. A pesquisa liderada por Chris Low ainda não foi concluída, mas ele faz uma rápida análise superficial sobre o que foi visto até agora para o portal The Verge: “Parece que até agora, os tubarões não se importam. Eles tratam as pessoas como se fossem destroços, apenas detritos flutuantes na superfície.”

20/08/2021 às 09:22
Notícia

Elon Musk diz que Tesla está trabalhando em robôs humanóides

Empresa anunciou que deve lançar seu primeiro protótipo no ano que vem

Continua após a publicidade

O estudo ainda está sendo realizado, mas é interessante ver que em grande parte dos encontros os animais não se importam com a presença humana, ao menos que sejam perseguidos ou incomodados. Independente de como acabe o estudo realizado pela equipe de pesquisa, é legal ver tecnologias como o drone se popularizando e ajudando a gente a entender melhor o mundo em que vivemos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.