China desenvolve o vidro mais resistente que diamante, batizado de AM-III
Créditos: Reprodução/Clicpetroleoegas

China desenvolve o vidro mais resistente que diamante, batizado de AM-III

Material apresenta boa condutividade e pode ser usado em painéis solares

A China acaba de publicar um artigo cientifico na conceituada revista National Science Review, elencando as propriedades do vidro mais resistente do mundo. Um grupo de pesquisadores conseguiu desenvolver um vidro capaz de riscar com certa facilidade até mesmo um diamante. Chamado provisoriamente de AM-III, o material tem boas propriedades mecânicas e de condutividade e será utilizado em painéis solares.

Lojas Renner sofre sequestro digital e fica fora do ar

Para criar o AM-III, moléculas de fulereno foram expostas à temperaturas de 1.200ºC por 12 horas

O vidro desenvolvido pela china atinge 113GPa (GigaPascais) em testes de dureza. Para efeitos comparativos, pedras de diamante possuem resultados que variam entre 50 a 70GPa no mesmo teste. O nível de resistência absurda do material foi obtida após os pesquisadores descobrirem um nível específico de ordem e desordem de moléculas de fulerenos. Apesar do nome excêntrico, os fulerenos são arranjos de átomos de carbono, considerados altamente estáveis. Para criar o AM-II, as moléculas foram trituradas e expostas a pressão com temperaturas de 1.200ºC por 12 horas.


Novo vidro apresenta boa condutividade e pode ser utilizado em painéis solares (Créditos: Shutterstock/ Diyana Dimitrova)

09/08/2021 às 16:16
Notícia

Por segurança, China quer proibir carregadores de celular com...

Medida pode impactar globalmente o avanço de carregamento rápido

De acordo com os resultados publicados no estudo, o novo vidro possui propriedades de absorção de energia comparáveis aos semicondutores utilizados nas células solares. Os pesquisadores chinesas afirmam que é possível tornar o vidro ainda mais resistente, porém isso resultaria em redução na semicondutividade do material. O estudo ainda aponta que o surgimento do AM-III pode ser o início de uma nova classe de materiais amorfos, semicondutores e extremamente resistentes, com possibilidades de suprir as necessidades de diferentes setores da indústria.

Infelizmente nenhum vídeo ou imagem do AM-III estão disponíveis, porém como as conclusões do estudo são recentes, é esperado que logo novo material referente ao novo vidro mais forte do mundo seja divulgado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Clickpetroleoegas, Olhar digital
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.