Usuários reclamam que Google Pixel 5A superaquece ao gravar vídeos em 4K
Créditos: Divulgação/Google

Usuários reclamam que Google Pixel 5A superaquece ao gravar vídeos em 4K

Em testes realizados pelos compradores, smartphone não aguentou nem 3 minutos de gravação no modo de 60 FPS

19/08/2021 às 19:45
Notícia

OnePlus 9 RT será lançado em outubro com câmera de 50MP e Oxy...

Aparelho mira em alto desempenho aliado a custo-benefício e virá com um sistema baseado no Android 12

Nesta quarta-feira (17), a Google finalmente revelou o tão aguardado Pixel 5A com 5G. O smartphone veio para disputar um espaço no segmento de celulares intermediários, trazendo chipset Qualcomm Snapdragon 765G e 6 GB de memória RAM, ao preço sugerido de US$ 449.

Apesar das boas especificações técnicas divulgadas pela Google, alguns compradores vêm enfrentando problemas de superaquecimento em seus dispositivos. 

Foi o que relatou o reviewer TechOdyssey (@AdamJMatlock), em sua conta no Twitter. Em apenas alguns minutos gravando vídeos 4K a 60 frames por segundo, o aparelho começou a exibir a mensagem de excesso de temperatura, solicitando fechar o app de câmera e aguardar até que o Pixel 5A pudesse se resfriar:

Na thread, Adam afirmou que o problema vem acontecendo não apenas no modo de 60 FPS, mas também no de 30 FPS. Em resposta ao tweet, outra usuária do Pixel 5A confirmou ter o mesmo problema, bastando cerca de 2 minutos de gravação para notar o superaquecimento. 

 

Continua após a publicidade

Testando o superaquecimento no Pixel 5A

Alguns usuários que participavam da thread no Twitter sugeriram que o modelo Pixel 5 também sofre de um problema similar, mas não com a mesma intensidade vista no Pixel 5A. 

Em uma publicação no site Android Police, o jornalista Ryne Hager resolveu testar a teoria em ambos os smartphones. Com o ambiente ajustado para uma temperatura de aproximadamente 23 graus Celsius e a gravação a 4K realizada em 60 FPS (exceto quando não disponível), esses foram os resultados observados por Hager:

  • Pixel 5a: 5 minutos e 5 segundos até que a gravação fosse interrompida pelo aviso de superaquecimento
  • Pixel 5: 1 minuto e 31 segundos até que a gravação fosse interrompida pelo aviso de superaquecimento
  • Pixel 4*: 40 minutos (Hager desistiu por ver que o aparelho não passaria por superaquecimento, mas a gravação foi realizada a 30 FPS)
  • Galaxy S21: 45 minutos (Hager desistiu por ver que o aparelho não passaria por superaquecimento)
  • OnePlus 9 Pro: 5 minutos até o vídeo parar de gravar, não por superaquecimento, mas por uma aparente limitação de software

Google Pixel 5A

Hager ressaltou que todos os aparelhos foram deixados em repouso após a sequência de inicialização, justamente para que seus processadores tivessem tempo de resfriar por completo, de modo a não influenciar nos resultados. 

Até o momento a Google não se manifestou sobre o problema. Considerando que ele também está presente no modelo anterior, parece improvável que o superaquecimento seja reconhecido pela fabricante. 

Confira mais detalhes do smartphone Google Pixel 5A a seguir:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Android Police
User img

Igor Pankiewicz

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.