LG já faz testes com rede 6G na Coreia do Sul
Créditos: Pixabay/mohamed_hassan

LG já faz testes com rede 6G na Coreia do Sul

Empresa utilizou frequências terahertz para transmitir dados a uma distância de 100 metros

02/03/2021 às 15:33
Notícia

Anatel assegura que 5G estará em todas as capitais no primeir...

Segundo o presidente da agência, o 5G vem "para mudar a sociedade e a força produtiva"

Enquanto o Brasil aguarda pela implementação da tecnologia 5G nas principais capitais (algo que deve se concretizar por completo apenas em junho de 2022), a Coréia do Sul já observa os primeiros testes com a tecnologia 6G. 

Liderado pela LG, o experimento demonstrou a transmissão e recepção de um sinal wireless 6G terahertz (THz) a uma distância de 100 metros, em ambiente externo (outdoor).

O teste foi realizado no dia 13 de agosto, em parceria com o Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz (HHI) e o Instituto de Tecnologia de Berlin, Alemanha. 

O grande desafio em utilizar frequências tão elevadas está no fato de que as ondas possuem curto alcance, devido à rápida perda de potência entre as antenas, durante as operações de transmissão e recepção.

Local escolhido para os testes com a rede 6G

Para contornar o problema, a LG desenvolveu um amplificador capaz de gerar um sinal estável com saída de até 15dBm, operando entre as frequências de 155 a 175 GHz. Além disso, a empresa utilizou a tecnologia de beamforming adaptável, que “altera a direção do sinal de acordo com a posição do canal e do receptor”.

Outro destaque é o uso da técnica high gain antenna switching (troca entre antenas de alto ganho, em tradução livre), a qual permite combinar os sinais de vários amplificadores e transmiti-los para antenas específicas, melhorando a qualidade do sinal. 

Continua após a publicidade

De olho no padrão de comunicação 6G

A própria LG destaca que o padrão 6G ainda está dando seus primeiros passos. A padronização mundial deve ser divulgada no ano de 2025, com lançamento das primeiras redes previsto apenas para 2029. 

Apesar de distante, a tecnologia mira em grandes velocidades de transmissão de dados, garantindo a entrega de um sinal de alta confiabilidade e com baixa latência quando comparada com as tecnologias atuais para as redes sem fio. A LG destaca que o 6G será um componente essencial para tecnologias emergentes, permitindo o desenvolvimento de ambientes e dispositivos mais adaptáveis, autônomos e personalizados, capazes de reagir à nossa presença.

Por enquanto, confira o que é a tecnologia 5G, descubra quais as vantagens dela e também o que esperar a respeito da sua implementação no Brasil:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: LG Electronics
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.