Oppo apresenta lente com zoom contínuo para smartphones
Créditos: Divulgação/Oppo

Oppo apresenta lente com zoom contínuo para smartphones

A empresa está novamente revolucionando as capturas feitas por dispositivos móveis

A Oppo fez um “Evento de Lançamento de Tecnologia de Imagens do Futuro” para demonstrar as pesquisas que tem feito para as câmeras dos smartphones futuros. Entre os principais destaques ficou a lente de zoom contínuo real. Além disso, também mostrou um sistema de estabilização ótica de imagem, e um novo sensor de imagem com layout de subpixel RGBW.

Apesar de todas as tecnologias estarem em fase de desenvolvimento, a empresa promete que as primeiras novidades já devem chegar em 2021. O esperado é que a apresentação dite os próximos lançamentos de smartphones da Oppo

Lente zoom contínua

Iniciando pelo grande destaque, o zoom contínuo real, a empresa mostrou uma possibilidade de revolução. O grande diferencial está no movimento que essas lentes podem fazer, proporcionando uma grande alteração no modo como a fotografia dos dispositivos móveis são feitas. Hoje as teleobjetivas de periscópio são fixas, mas a proposta da Oppo é mudar esse cenário.

A apresentação mostrou uma lente que se move ao longo da faixa de zoom equivalente a 85mm a 200 mm. Isso significa que as imagens captadas podem ser ainda mais nítidas, sem granulação, podendo alcançar diferentes distâncias focais, dependendo da necessidade de cada situação. Além disso, dispensa zooms digitais, cortes ou nitidez artificial, que nem sempre é fidedigna a imagem que está sendo fotografada. 

12/12/2020 às 13:19
Artigo

Os smartphones mais poderosos do mundo chegam em janeiro 2021...

Aparelhos contarão com o Snapdragon 888, processador mais poderoso da Qualcomm até então

Apesar de ser tratada como uma revolução da fotografia móvel, essa não é a primeira vez que o conceito é mostrado. A Vivo também mostrou um protótipo semelhante na Apex de 2020, mas o alcance era muito mais limitado, ficando entre os 130mm a 195mm. A Oppo inicia em 85mm, que é a distância focal mais comum para fotos retrato.

Continua após a publicidade

A Oppo destaca em sua apresentação que uma câmera com mais distâncias focais garante melhor desempenho geral. Ou seja, as fotos ficarão com ainda mais qualidade, se aproximando ao que é visto com câmeras profissionais dedicadas. O balanço de branco é mais efetivo, garantindo cores reais, sem grandes modificações. 

Ainda não há uma data para que a tecnologia seja implementada no mercado. Esse é apenas um protótipo que está em desenvolvimento internamente. Ainda é necessário adequar o sistema para um smartphone que pode chegar nos próximos anos.

Estabilização ótica

Além do principal destaque, a empresa também mostrou um sistema de estabilização ótica de imagem, com cinco eixos. Ele usa técnicas de deslocamento de lente e sensor, combinando com dados de movimento do giroscópio do smartphone. O deslocamento de lente mostrado será usado para uma estabilização gradual. Já o deslocamento do sensor é aplicado em situações mais exigentes, incluindo a capacidade de solar o sensor nos eixos X e Y - horizontal e vertical. 

A promessa da Oppo é de que a estabilização seja três vezes melhor do que os módulos de câmeras OIS regulares. Esse sistema já tem data de lançamento para o mercado, podendo chegar aos primeiros smartphones no primeiro trimestre de 2022. 

Sensor subpixel RGBW

Para finalizar o evento a Oppo mostrou o seu novo sensor de imagem, que usa um layout de subpixel RGBW. Ele adiciona subpixels brancos extras, o que aumenta sensibilidade a luz em até 60%, segundo a empresa.

Apesar dos modelos de sensores RGBW terem limitações, a Oppo acredita que o esforço do avanço de processo de fabricação será suficiente para fazê-lo funcionar da melhor forma. Essa é a tecnologia que deve chegar primeiro para os usuários. A empresa promete que até o final de 2021 o primeiro smartphone já deve integrar a novidade. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.