Como restaurar o Explorador de Arquivos do Windows 10 no Wind...
É possível fazer isso com uma pequena alteração no Registro
Com a chegada do Windows 11, a Microsoft está dificultando ainda mais a escolha do navegador padrão de internet. Além das mensagens de confirmação promovendo o Microsoft Edge, a empresa realizou algumas mudanças que têm preocupado os concorrentes, incluindo Opera, Firefox e a própria Google.
Ao instalar um novo navegador e tentar abrir um link com ele, você receberá o aviso usual para escolher qual programa deseja utilizar.
Contudo, caso não marque a opção “Sempre abrir este aplicativo…”, o padrão continuará sendo o Microsoft Edge.
O problema em si não está nessa tela, mas sim no fato de que, se o usuário não selecionar a opção que comentamos, ele terá que navegar até as configurações de Aplicativos padrão, disponível em Configurações > Aplicativos > Aplicativos padrão. Depois, será necessário escolher o navegador desejado e configurar individualmente cada tipo de arquivo ou página a ser aberto por ele, incluindo HTTP e HTTPS para os endereços da web, além das extensões htm, html, shtml, xhtml e outras desejadas.
Para cada uma delas que você alterar, a Microsoft vai exibir o aviso abaixo:
A informação foi alvo de matéria no site The Verge. O repórter Tom Warren inclusive publicou algumas compilações mostrando o quanto o processo se tornou mais “chato” para os usuários:
Concorrentes se preocupam
Em resposta à mudança, diversas empresas manifestaram preocupação. A Vice-Presidente da Firefox, Selena Deckelmann, afirmou que “Desde o Windows 10, os usuários têm tido que tomar passos adicionais e desnecessários para selecionar e manter as suas configurações de navegador padrão”.
Selena também destacou que essas barreiras são confusas e que parecem ter sido projetadas para dificultar a opção dos usuários por um navegador de internet que não seja desenvolvido pela Microsoft.
O chefe da divisão de navegadores Opera, Krystian Kolondra, se manifestou de maneira similar, ressaltando que todos os donos de plataformas deveriam respeitar a escolha dos usuários.
Já a Google não se pronunciou diretamente. Contudo, Hiroshi Lockheimer, chefe da divisão de Android, Chrome e ChromeOS, foi ao Twitter e publicou uma mensagem criticando duramente a atitude da Microsoft.
Ele diz: “Isso vindo da empresa que afirma ser a mais aberta, com ‘mais escolhas’. Eu espero que isso seja algo apenas da prévia para desenvolvedores e que a versão final do Windows 11 faça jus às afirmações [da Microsoft]. Isso está longe de ‘escolha’”. Confira o Tweet:
Há quem diga que a Google toma medidas ainda mais pesadas com seu sistema operacional Android.
Uma tendência que se confirma?
Tom Warren ressalta que essa não é a primeira vez em que a Microsoft tenta “forçar” o uso dos seus navegadores de internet Internet Explorer e Edge como o padrão do sistema operacional. Desde o Windows 10 é exibida a mensagem de alerta quando o usuário tenta realizar a troca.
Além disso, o sistema de widgets da Barra de Tarefas ignora completamente a seleção do navegador padrão definido pelo usuário, sempre recorrendo ao Edge para abrir itens como previsão do tempo, buscas da Cortana e notícias de todas as categorias, incluídas as esportivas.
O outro lado da moeda
Em sua própria defesa, a Microsoft afirma que as mudanças foram realizadas para dar ainda mais controle aos usuários, que agora poderão escolher programas específicos para cada tipo de arquivo.
Respondendo à matéria de Warren, um representante da Microsoft afirmou que eles levaram em consideração o feedback dos usuários para tornar o controle dos aplicativos padrão mais granular, eliminando as antigas categorias de programas vistas no Windows 10. Ele disse ainda que a Microsoft está “constantemente ouvindo e aprendendo”, simbolizando que isso pode ser mudado futuramente, caso os usuários assim desejem.
O Windows 11 já está disponível para participantes do programa Windows Insider dos canais para desenvolvedores e Beta. Apesar de não ter especificado uma data de lançamento, a Microsoft afirmou que o novo sistema operacional chega ainda em 2021, deixando várias pistas que apontam para o mês de outubro.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.