Cresce o número de brasileiros na internet, país soma 152 milhões de conectados
Créditos: John Schnobrich/Unsplash

Cresce o número de brasileiros na internet, país soma 152 milhões de conectados

Número representa 72% da população brasileira

18/08/2021 às 06:00
Notícia

Aliexpress: Empresa abre seu marketplace para vendedores do B...

Lojistas pagarão valores entre 5% e 8% de seu faturamento à plataforma

Segundo a pesquisa ITC Domicílios 2020, realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (ICG) e lançada pelo entro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil possui 152 milhões de usuários de internet. O número representa 81% da população com 10 anos ou mais. Pela primeira vez se identificou uma proporção maior de domicílios com acesso à rede (83%) do que indivíduos usuários (81%). Na comparação com 2019, o aumento foi de 12% e de 7%, respectivamente.

O aumento de usuários aconteceu devido migração de diversas atividades para o ambiente digital. No entanto, a pesquisa mostrou que desigualdades online persistem. Usuários da Classe C realizaram mais cursos a distância e estudaram mais por conta própria em 2020, mas ainda em proporções inferiores aos usuários da classe A.

Segundo o levantamento, mais usuários procuraram (42%), ou realizaram (37%) serviços públicos online em 2020. Essas atividades concentraram-se mais entre moradores de áreas urbanas, com mais escolaridade e das classes A e B. Houve também crescimento da realização de transações financeiras no ambiente digital (43%, contra 33% em 2019), com aumento mais expressivo entre aqueles das classes C e DE. Um provável reflexo do surgimento do Pix.


Fonte: Rupixen/Unsplash

Aumentam os domicílios com Internet

O crescimento da proporção de domicílios com acesso à Internet se deu em todos os segmentos analisados: nas áreas urbanas e rurais, em todas as regiões, em todas as faixas de renda familiar e estratos sociais. Os domicílios das classes C (91%) e DE (64%) apresentaram as maiores diferenças em comparação a 2019 (80% e 50%, respectivamente), e as diferenças regionais recuaram. O principal tipo de conexão domiciliar foi a banda larga fixa (68%), com especial aumento das conexões por cabo ou fibra óptica. O estudo também mostra que houve um aumento na presença de computador ou tablet nos domicílios de 39% em 2019 para 45% em 2020, revertendo uma tendência de declínio que vinha se desenhando nos últimos anos.

Usuários de Internet

A pesquisa detectou um aumento da proporção de usuários de Internet na comparação com 2019, sobretudo entre os moradores das áreas rurais (de 53% em 2019 para 70% em 2020), entre os habitantes com 60 anos ou mais (de 34% para 50%), entre aqueles com ensino fundamental (de 60% para 73%), entre as mulheres (de 73% para 85%) e nas classes DE (de 57% para 67%). 

Continua após a publicidade

A proporção de acesso à Internet pela televisão apareceu pela primeira vez acima da proporção de acesso pelo computador, alcançando 44% dos usuários brasileiros, 7% mais que em 2019.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.