Mastercard: cartões com tarja magnética serão descontinuados até 2024
Créditos: Divulgação/ MasterCard

Mastercard: cartões com tarja magnética serão descontinuados até 2024

A expectativa é de que até 2033 não tenha nenhum cartão com a tarja circulando

A MasterCard acaba de fazer uma publicação onde afirma estar "deslizando para a esquerda para as tarjas magnéticas" dos cartões de crédito. A empresa faz referência a recusar um perfil no Tinder para informar que essa tecnologia será aposentada. A partir de 2024 todos os cartões com a bandeira serão atualizados, descontinuando o formato "passar o cartão".  

Mastercard - anúncio oficial

Com os chips e a tecnologia de aproximação cada vez mais presente no mundo todo, a tarja magnética já está em desuso há bastante tempo em diversas regiões, como no Brasil. Cada dia mais a opção de NFC está disponível, facilitando e agilizando o pagamento, algo que a MasterCard está investindo. 

Em sua publicação é possível ver que a empresa honra a história e a evolução que as tarjas magnéticas trouxeram para o pagamento. No entanto, ela já está ficando obsoleta e não é mais necessária. Com isso, a MasterCard será a primeira empresa a descontinuar a tecnologia em seus cartões. 

09/08/2021 às 10:43
Notícia

Nubank: agora é possível parcelar compras no débito em até 12...

Opção é válida apenas para compras com valor acima de R$ 30 e já está ativa para os clientes do serviço

Continua após a publicidade

A transição da tecnologia começará a partir de 2024. Os primeiros países que serão atendidos estarão em algumas regiões da Europa, até que se espalhe para todo o mundo. Nos Estados Unidos, a adoção dos pagamentos com o chip ainda é bastante lenta, sem grande adesão da população. A tarja magnética ainda é extremamente utilizada, portanto a transição pode levar mais tempo, iniciando em 2027.

O objetivo é que, até 2029, nenhum cartão da MasterCard tenha tarjas magnéticas. A expectativa é de que eles sejam totalmente extintos até, no máximo, 2033, para países que mais o utilizam. No Brasil é possível que isso ocorra em um período ainda mais curto. Não há menção de datas, mas é possível que entre logo após a Europa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: MasterCard
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.