Inteligência Artificial está ajudando Samsung no desenvolvimento do novo chip Exynos
Créditos: Reprodução / Samsung

Inteligência Artificial está ajudando Samsung no desenvolvimento do novo chip Exynos

Empresa já tinha confirmado anteriormente ter usado a tecnologia da Synopsys para criar novos processadores

O trabalho de desenvolvimento de um chipset é um processo bastante demorado, principalmente por causa das etapas extremamente complexas e difíceis que os engenheiros têm que resolver. Mas para ajudar essas equipes de desenvolvimento algumas tecnologias estão sendo criadas, e uma delas é uma inteligência artificial que ajuda a automatizar algumas etapas, algo que parece que a Samsung está usando para criar mais rapidamente seu novo chipset Exynos.

16/08/2021 às 18:18
Notícia

ECO OLED: conheça a tecnologia utilizada no display do Samsun...

A solução Eco² OLED aumenta a duração de bateria e os níveis de brilho do smartphone. Entenda como fu...

Essa nova ferramenta para a criação de processadores é chamado de DSO.ai e é projetada pela Synopsys, que promete acelerar bastante o tempo de desenvolvimento desses chips. A empresa aproveitou seus anos de experiência na criação de design de semicondutores para treinar a sua nova IA, que está pronta para trabalhar junto com uma equipe de engenheiros na criação do seu primeiro chipset comercial.

Quem informou isso foi o presidente e co-CEO da Synopsys, Aart de Geus, que se refere ao trabalho do software da empresa no desenvolvimento de um chip Exynos da Samsung. A fabricante já confirmou que vem usando a tecnologia para projetar seus próximos SoCs, mas a empresa não informou se seu próximo processador topo de linha, Exynos 2200, será o primeiro a ser projetado junto a uma inteligência artificial.


Créditos: Divulgação Samsung

Mas, ao menos o que diversos rumores vêm afirmando, esse processador realmente deve ser o primeiro a vir feito com a ferramenta da Synopsys. Como apontado pelo portal Ars Technica, que entrevistou o analista Mike Demler, essa IA ajudará a Samsung a organizar os bilhões de transistores presentes no seus próximos chips facilmente, mas isso, ao menos atualmente, ainda é bastante caro.

Isso porque a inteligência artificial requer que a empresa use um grande poder de processamento na nuvem para treinar o algoritmo com base nas preferências da fabricante, mas é algo que deve se tornar mais barato com o tempo. Com a DSO.ai o processo de criação de um SoC pode ficar bastante mais rápido, com a novidade realizando em semanas o trabalho que atualmente é feito em meses.

A tecnologia da Synopsys não irá substituir esses profissionais que criam os chipsets, mas irão dar uma possibilidade desses engenheiros de conseguirem automatizar uma etapa do processo. Além disso, o trabalho da inteligência artificial também ajudará em outras partes da criação de um SoC, com a desenvolvedora afirmando que a sua IA conseguiu melhorar em 15% o desempenho de um chipset.

Continua após a publicidade

17/08/2021 às 09:14
Notícia

Xiaomi está lançando uma versão aprimorada da MIUI 12.5 na China

Atualização deve chegar para todos os smartphones compatíveis até o dia 27 de agosto

Essas melhorias utilizando a DSO.ai devem ser vistas em breve, isso porque se o Exynos 2200 for realmente o primeiro a ser feito com a inteligência artificial, devemos ver o resultado desse trabalho conjunto entre homem e máquina nos próximos smartphones da série Galaxy S22, que devem ser anunciados no começo do ano que vem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ArsTechnica, WCCFTech
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.