Embraer realiza primeiro voo com avião elétrico
Créditos: Reprodução/Embraer

Embraer realiza primeiro voo com avião elétrico

Avião Ipanema foi utilizado como demonstrador técnico de motor elétrico

04/08/2021 às 13:18
Notícia

Azul faz parceria de US$ 1 bilhão com empresa alemã para comp...

Projeto de aeronave elétrica da Lilium promete conectar grandes centros e cidades turísticas

Embraer, fabricante brasileira de aviões, anunciou o voo do seu primeiro avião elétrico. A empresa está testando uma tecnologia de motor elétrico no modelo Embraer Ipanema. O motor é fornecido pela fabricante de equipamentos elétricos WEG, também do Brasil.

Como parte de reduzir a zero a emissão de carbono da sua produção até 2050, a Embraer está testando um modelo elétrico de avião. O modelo escolhido foi o Embraer Ipanema, avião de uso agrícola e um dos principais produtos da companhia, fabricado desde 1972 e com mais de mil unidades vendidas. O Ipanema elétrico não só é um protótipo para introduzir um avião agrícola elétrico, mas também para ser um demonstrador técnico para que a Embraer pesquise o modelo de propulsão para os outros aviões da companhia.

A Embraer almeja também testar outros tipos de combustíveis, como óleos naturais e resíduos agrícolas. O uso do hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise da água, também é uma aposta da companhia e já está sendo estudado.

Embraer Ipanema: histórico de tecnologia

Lançado em 1972, o Embraer Ipanema é o primeiro avião agrícola da fabricante brasileira e um dos primeiros da companhia. Para reduzir os custos de operação do Ipanema, a Embraer desenvolveu a partir de 1990 este avião com winglets, uma curvatura na ponta das asas que aponta para cima e reduz o consumo de combustível. Em 2004 foi a vez da Embraer testar uma nova tecnologia para a propulsão do Ipanema, fazendo o primeiro avião fabricado em série com motor movido a etanol no mundo. Essas reduções no custos através de economia de consumo e troca de combustível favorecem a agricultura brasileira e as empresas operadoras dos aviões, além de diminuir a queima de combustíveis fósseis e, no caso do etanol, usar um combustível menos agressivo para o meio ambiente.

12/06/2021 às 18:30
Notícia

Embraer anuncia venda de 200 aeronaves eVTOL da sua subsidiár...

Halo, empresa do ramo de Mobilidade Urbana Aérea, será cliente lançadora do produto

Continua após a publicidade

Em junho de 2020, a empresa Magnix também realizou seus testes com um avião elétrico. O modelo usado foi o Cessna Grand Caravan de 12,6m de comprimento. Esse teste também fez com que o Grand Caravan batesse o recorde de maior avião elétrico.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.