Android 12 vai permitir controle por expressões faciais
Créditos: Reprodução/WCCFTech

Android 12 vai permitir controle por expressões faciais

A novidade foi encontrada no código do sistemas operacional e deve chegar em breve

A Google possui uma política ativa de inclusão de pessoas com os mais diferentes tipos de necessidades em suas tecnologias. O Android, Sistema Operacional desenvolvido pela empresa, já apresenta uma série de recursos, mas recentemente foi encontrado a opção de controle por expressões faciais. A novidade foi vista pelo site XDA Developers, no código fonte do Android 12. 

19/07/2021 às 09:20
Notícia

Google deve trazer cerca de 1.000 novos emojis com o Android 12

Empresa está trazendo uma mudança de design para alguns, mas não pretende mudar a o visual dos emotic...

Isso indica que o recurso está sendo desenvolvido e, em breve, deve ser divulgado e oferecido amplamente para os usuários. Até o momento não há um comunicado oficial da própria Google sobre a novidade, mas já se tem algumas informações com o que está presente no código. Lembrando que ainda é possível que sejam feitas algumas alterações até o lançamento geral. Isso deve depender da aceitação e adaptabilidade pelos usuários. 

O recurso está presente na versão Beta 12.0.0 do Android Accessibility Suite, que pode ser encontrada no Android 12 Beta 4. Essa versão vai incluir "Switches de câmera", que uma vez habilitados, usa a câmera frontal do smartphone para ver se o usuário está olhando para a tela. Com isso reconhece os gestos faciais, ou expressões, e permite que o dispositivo seja controlado a partir disso.

As diferentes expressões podem abrir apps, ou realizar tarefas. Um exemplo é abrir a boca, que leva o usuário direto para o painel de notificações. Levantar a sobrancelha retorna para a tela inicial. Sorrir bloqueia o dispositivo, além de poder olhar para a esquerda, direita ou para cima, que muda apps e navega entre eles. É possível personalizar o tempo de cada expressão, para que se adeque ao uso. 

Essa novidade é muito útil para dar autonomia para usuários que não possuem o movimento dos braços, não tenham mãos, ou muitos outros. Isso torna a usabilidade mais fácil, intuitiva, rápida e pode ser aliado para melhorar a qualidade de vida. 

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma novidade do Android 12, os desenvolvedores do XDA Developers também encontraram alguns indícios de que a Google vai trazer o recurso para o Android 11. Assim, vai conseguir atingir um público ainda maior. Não há uma data para o lançamento, mas deve ocorrer em breve. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech, PhoneArena, SamMobile Fonte: XDA-Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.