Em 2035 até 62% dos veículos vendidos no Brasil serão elétricos ou híbridos, aponta relatório
Créditos: Mercedes-Benz

Em 2035 até 62% dos veículos vendidos no Brasil serão elétricos ou híbridos, aponta relatório

Estudo da ANFAVEA-BCG prevê que o Brasil irá seguir a tendência global

Segundo relatório publicado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Brasil deve seguir a tendência global e aumentar as vendas de veículos elétricos e híbridos. Projeções levantadas pela entidade apontam que em 2035, até 62% dos veículos vendidos em território nacional serão elétricos ou híbridos.

13/08/2021 às 09:09
Notícia

Veja primeiro vídeo do Xiaomi CyberDog, o cão futurista com c...

Robô é construído com código aberto e futuramente os proprietários poderão fazer funções personalizad...

Diversas fabricantes de carro, como a Merdeces-Benz já revelaram investimentos massivos em carros elétricos, com planos de substituir completamente suas frotas nas próximas décadasA tendência também é apoiada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que divulgou planos para reduzir as emissões de carbono como intenção de competir com a China economicamente. Apesar das projeções brasileiras, que certamente deixariam o mercado automotivo satisfeito, o estudo realizado em conjunto com o Boston Consulting Group (BCG) revela que para o cenário se concretizar será necessário um investimento massivo de R$ 150 bilhões em infraestrutura, tecnologia e produção de veículos elétricos.


(Créditos: Reprodução Matheus Argentoni/Canaltech)

Três cenários possíveis

Segundo o publicado pela ANFAVEA e BCG, que pode ser acessado aqui, existem três cenários que o mercado pode adotar para concretizar as projeções, diminuindo de forma significativa a emissão de fases poluentes e modernizando a indústria automotiva.

  • Inercial: Ritmo pautado por oportunidades pontuais, sem metas estabelecidas, sem organização geral dos setores envolvidos no setor de transporte e energia, além da ausência de políticas governamentais que incentivem a eletrificação.
  • Convergência Global: Esforço organizado para acompanhar os movimentos já em curso nos países mais desenvolvidos que buscam adotar frotas completamente elétricas na próxima década. Nesse cenário, o Brasil realizaria um esforço e investimento com a intenção de acompanhar os movimentos de outros países.
  • Protagonismo de Biocombustíveis: Este cenário aposta em combustíveis "verdes", mas com certo grau de eletrificação da frota automotiva que se assemelha ao cenário Inercial, ou seja, com ritmo pautado por oportunidades pontuais, sem metas estabelecidas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Canaltech, Terra
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.