União Europeia quer padronização nos carregadores de smartphone
Créditos: Reprodução

União Europeia quer padronização nos carregadores de smartphone

Esta mudança, caso aconteça, terá um impacto considerável nos produtos da Apple

Durante esta tarde, foi informado pela mídia internacional que a União Europeia (UE) irá propor, no mês de setembro, uma regra que tem um intuito bastante simples, mas caso seja colocada em prática, causará um grande impacto nos produtos da Apple: a padronização dos carregadores de celulares e outros dispositivos eletrônicos.

26/05/2021 às 14:28
Notícia

Novo padrão de USB-C permite carregamento de até 240W

Modelo precisa de um novo padrão de cabo e pode carregar até notebooks gamers

Inicialmente pode não parecer algo muito relevante, mas essa decisão poderá afetar a disponibilização desses produtos em 27 países.

E como isso afetaria a Apple? Simples: com os seus carregadores são baseados na tecnologia "Lightning", diferentemente de muitos aparelhos compatíveis com o Android, que são USB-C, esta possível padronização afetaria massivamente os equipamentos da grande maçã.

Segundo dados obtidos em um estudo de avaliação de impacto da Comissão em 2018, 50% dos carregadores vendidos nos países da União Europeia possuíam carregadores compatíveis com o USB micro-B, e 29% eram compatíveis, mesmo naquela época, com o USB-C. Com relação aos conectores Lightning, 21% ofereciam essa tecnologia.

Com o passar do tempo, mais e mais dispositivos passaram a oferecer o USB-C. É ressaltada a facilidade de conectar o seu aparelho com qualquer lado do conector, eliminando a clássica dificuldade de ter que escolher o lado certo para o seu cabo conectar corretamente, quando comparado com os micro-B - outras melhorias estão presentes nessa evolução, como a velocidade de transferência de dados, e muito mais.

Entre os benefícios apontados pela UE em uma padronização deste nível, foram destacadas melhorias no impacto ambiental e mais conveniência para os usuários. Em contrapartida, a Apple mencionou que ainda mais lixo eletrônico será gerado, caso esta proposta seja adotada, e também afirmou que "prejudicaria o potencial de inovação".

07/07/2020 às 13:29
Notícia

Mais de 50% dos celulares vão usar USB Tipo-C em 2020, aponta...

Estamos cada vez mais perto de ter um padrão universal para carregadores móveis

Continua após a publicidade

Para finalizar, concluíram não ser necessária esta ação, pois boa parte da indústria já adotou o USB-C como padrão - além de notebooks e celulares, até mesmo os controles dos consoles da atual geração, Xbox Series X/S e PS5, utilizam a tecnologia.

Entre as cinco opções propostas e que estão sendo estudadas, três delas eram direcionadas aos conectores nas extremidades dos equipamentos, enquanto as restantes eram dedicadas ao sistema externo de alimentação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: www.uol.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.