MediaTek revela chipsets Dimensity 920 e Dimensity 810 de 6 nm
Créditos: Divulgação MediaTek

MediaTek revela chipsets Dimensity 920 e Dimensity 810 de 6 nm

Novos processadores da empresa são focados para aparelhos intermediários

A MediaTek vem travando uma batalha com a Qualcomm para se tornar a principal fornecedora de chipsets para dispositivos mobile, com a empresa taiwanesa se destacando bastante na área de aparelhos de entrada e intermediários. Agora a fabricante se reforça ainda nesse mercado com os novos chipsets Dimensity 920 e Dimensity 810, que são produzidos com o nó de 6 nm e trazem melhoras de desempenho em relação aos seus antecessores.

11/08/2021 às 08:00
Notícia

TCL anuncia novas TVs Mini LED com Google TV integrado em alt...

Empresa pretende manter modelos com Roku TV e Google TV

O principal modelo anunciado é claramente o novo Dimensity 920, que promete ser um ótimo processador para smartphones intermediários com suporte a redes 5G e outros recursos para conexão de ponta, como Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2. Outra ótima novidade nesse novo SoC é o suporte para gravação em 4K HDR, a empresa ainda garante que o modelo apresenta um aumento de 9% de desempenho em relação ao seu antecessor.

Essa melhora vem graças ao novo hardware do modelo, que possui dois núcleos ARM Cortex-A78 para cargas de alta potência operando com frequências de até 2,4 GHz, junto a isso, o modelo também conta com seis núcleos ARM Cortex-A55 com freqüência de até 2 GHz para trabalhos mais leves. A MediaTek também está implementando o chip com suporte para armazenamento UFS 3.1, memória LPDDR5 e com uma GPU Mal-G68 de quatro núcleos integrada.


Créditos: Reprodução / 9to5google

Mesmo sendo uma versão um pouco menos potente que o 920, o Dimensity 810 também traz alguns recursos interessantes para smartphones intermediários mais baratinhos. O modelo, que é o primeiro da série 800 da empresa a vir com o processo de 6 nm, vem com quatro núcleos ARM Cortex-A76 operando em até 2,4 GHz e mais quatro núcleos ARM Cortex-A55 em até 2 GHz.

Os principais recursos do Dimensity 920 incluem:

  • Monitores inteligentes adaptáveis: ajusta a taxa de atualização da tela de acordo com o game ou ação da interface detectada. Com isso ela é aumentada durante os períodos de ação intensa para melhorar a experiência do usuário e em seguida diminuída, para melhorar a eficiência energética.
  • Mecanismo de captura de vídeo 4K: integra um processador de sinal de imagem nativo HDR (ISP) de alto desempenho e incorpora um mecanismo exclusivo de gravação de vídeo HDR 4K acelerado por hardware com suporte para até quatro câmeras simultâneas, para sensores de até 108MP.
  • Desempenho aprimorado: com os processadores Arm Cortex-A78 na CPU octa-core, que podem atingir velocidades de clock de 2,5 GHz, a mais recente memória LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, o Dimensity 920 maximiza o desempenho.
  • Conectividade avançada: suporta dual 5G SIM, dual VoNR, agregação de operadora 2CC, suíte de eficiência de energia MediaTek 5G UltraSave e rede 5G SA / NSA, conectividade 2x2 MIMO Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e multi-GNSS.
  • Experiência aprimorada para games: inclui o MediaTek HyperEngine 3.0 com simultaneidade de dados e chamadas 5G, além de aprimoramentos para fluxo de alta velocidade e tecnologia "Super Hotspot".

Os principais recursos do Dimensity 810 incluem:

  • Performance aprimorada: os processadores Arm Cortex-A76 agora oferecem suporte a até 2,4 GHz em sua CPU octa-core.
  • Telas mais rápidas: os smartphones 5G mais acessíveis agora podem se beneficiar de telas de 120 Hz para uma experiência de usuário que flui sem problemas.
  • Câmeras avançadas: suporta novas técnicas de redução de ruído (MFNR e MCTF) para excelente captura com pouca luz e suporta câmeras de até 64MP.
  • Recursos de câmera IA de ponta: permite experiências de câmera aprimoradas como AI-Bokeh e AI-Color.
  • Experiência aprimorada para games: compatível com as tecnologias de jogos HyperEngine 2.0 da MediaTek, com um mecanismo de gerenciamento de recursos inteligente e sistema de rede avançado.

Por ser uma versão um pouco mais de entrada, esse chipset apresenta alguns recursos “piores” que seu irmão, por exemplo, vindo com suporte apenas para Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.1. Além disso, o armazenamento também caiu para a tecnologia UFS 2.2 e memórias LPDDR4X.

11/08/2021 às 09:50
Notícia

PSG confirma contratação de Messi com vídeo espetacular grava...

Vídeo de apresentação do craque argentino fez sucesso nas redes sociais pelo uso da tecnologia

Continua após a publicidade

A MediaTek não informou quais os primeiros smartphones que irão vir com com os novos Dimensity 920 e Dimensity 810, mas ela afirmou que ambos irão chegar em celulares no terceiro trimestre de 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: MediaTek, GSMArena, 9to5google
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.