Update de agosto do Windows 10 corrige bugs e a vulnerabilidade PrintNightmare
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Update de agosto do Windows 10 corrige bugs e a vulnerabilidade PrintNightmare

Correção de emergência disponibilizada anteriormente não mitigava completamente a vulnerabilidade

A Microsoft disponibilizou na última terça-feira, 10 de agosto, a atualização de agosto para o Windows 10 21H1, Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 como parte do seu ciclo mensal de atualização, que é conhecido popularmente como Patch Tuesday. 

Windows 10 passará a bloquear aplicativos
potencialmente indesejados por padrão

De acordo com o site de suporte da Microsoft, a atualização identificada como KB5005033 altera o build do Windows 10 21H1 para 19043.1165 e altera os builds do Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 para 19042.1165 e 19041.1165, respectivamente. 

Além de correções de bugs, a atualização também traz uma nova correção para a vulnerabilidade PrintNightmare. A correção de emergência disponibilizada anteriormente não mitigava completamente a vulnerabilidade. A vulnerabilidade PrintNightmare afeta o serviço Windows Print Spooler no sistema operacional e se for explorada com sucesso, ela pode permitir que um atacante tome o controle de sistemas vulneráveis com privilégios de nível SYSTEM. Com isso o atacante poderá instalar programas, visualizar, alterar ou excluir dados do usuário ou criar novas contas de usuário com privilégios elevados.

Após a instalação da atualização KB5005033, o privilégio padrão necessário para instalação de drivers usando o recurso “Point and Print” será modificado pela Microsoft. Com esta alteração, será necessário ter privilégios administrativos para instalar drivers de impressora via “Point and Print”.

Basicamente isso significa que instalar novas impressoras usando drivers em um computador ou servidor remoto exigirá privilégios administrativos e atualizar os drivers de impressora existentes usando drivers de computador ou servidor remoto também exigirá privilégios administrativos. Mais informações sobre isso podem ser encontradas no blog Microsoft Security and Response Center

Com relação aos outros bugs corrigidos, a lista é basicamente a mesma da atualização KB5004296 disponibilizada como Preview no final de julho e inclui um que faz com que certos serviços não consigam abrir alguns jogos, um que impede a entrada de texto usando o Editor de Método de Entrada (IME), um que faz com que os planos de energia e o Modo de Jogo não funcionem corretamente, o que causa redução no desempenho e na taxa de quadros por segundo durante a execução de jogos e um que faz com que o recurso Integridade do Sistema cause um vazamento de memória.

Os usuários do Windows 10 21H1, Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004 podem fazer o download do update de agosto, ou KB5005033, através do Windows Update. Para quem prefere baixar a atualização manualmente para instalá-la depois ou para instalá-la em múltiplos computadores, basta acessar o Catálogo do Microsoft Update a partir deste link.

Update de agosto do Windows 10 corrige bugs e a vulnerabilidade PrintNightmare
Reprodução/Fabio Rosolen

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Microsoft (1), Microsoft (2)
User img

Fabio Rosolen

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.