TIM, Claro, Oi e Vivo são investigadas por suposta propaganda enganosa do 5G
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

TIM, Claro, Oi e Vivo são investigadas por suposta propaganda enganosa do 5G

Senacom alega que operadora utilizaram sigla de forma indevida para promover planos aos clientes

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) investiga as operadoras de telefonia TIM, Vivo, Oi e Claro por possível propaganda enganosa sobre a tecnologia 5G. O Ministério da Justiça e Segurança Pública examina as campanhas publicitárias das empresas, averiguando a utilização do termo 5G de forma indevida, mesmo antes do leilão da nova tecnologia.

CyberDog: Xiaomi apresenta cão robô futurista

10/08/2021 às 13:52
Notícia

CyberDog: Xiaomi apresenta cão-robô futurista com chip Intel,...

Fabricante fará apenas 1000 que serão comercializados para um público específico

O processo administrativo investiga conduta de publicidade enganosa. Em maio deste ano, a TIM já havia sido notificada pela Senacom para prestar esclarecimentos, ao utilizar o termo 5G de forma indevida com intenção de promover planos para os clientes em campanhas publicitárias. Caso constate-se conduta que induza consumidores ao erro, a ação das empresas será enquadrada como violação do Código de Defesa do Consumidor, afinal a Agência Nacional de Telecomunicações ainda não realizou o leilão do 5G.

Em maio deste ano a TIM já havia sido notificada pela Senacom

Segundo a Senacom, operadoras promoveram produtos em peças publicitárias que mencionam uma tecnologia ainda não disponível comercialmente no Brasil. Após a notificação, as empresas de tecnologia terão até dez dias para se manifestar sobre o processo e apresentar sua defesa. Caso condenadas, a multa por práticas publicitárias enganosas pode ser de até R$ 11 milhões.


(Créditos: Mohamed Hassan/Pixabay)

Em nota para a imprensa a TIM afirma que considera o uso do termo 5G inapropriado para publicidades, porém manteve as ações diante das ações das empresas concorrentes. Dessa forma a operadora optou por utilizar o complemento DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro), a fim evitar a confusão do público. A tecnologia 5G DSS, apesar de atingir velocidades maiores que o 4G, e já funcionar no Recife e Salvador, não oferece as mesmas capacidades que o 5G.

Continua após a publicidade

Saiba o que é e como funciona o 5G DSS

Segundo o Ministério das Comunicações, a previsão é que o edital das regras do 5G brasileiro seja votado no dia 18 de agosto. Apesar de ter sido enviado ao Tribunal de Contas da União no mês de abril, divergências políticas atrasaram a votação do edital. Com operadoras de telefonia, se adiantando e divulgando um serviço ainda não se encontra disponível em território nacional, é importante acompanhar como serão definidas as regras quanto ao uso do 5G no Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: FDR, Canaltech
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.