Zetta: Rússia quer lançar o carro elétrico mais barato do mundo
Créditos: Reprodução / InsideEvs

Zetta: Rússia quer lançar o carro elétrico mais barato do mundo

Veículo compacto pode alcançar até 120 km / h e possui uma autonomia de até 200 km

Os carros elétricos estão cada vez mais entrando no gosto popular, mas um dos principais problemas desses veículos são os seus valores, que ainda são caros para boa parte da população mundial. Buscando dar uma opção para quem quer um modelo mais barato, a Rússia anunciou no ano passado o seu novo carro elétrico urbano Zetta, que é bastante compacto e promete ser o veículo elétrico mais barato do mundo.

09/08/2021 às 22:11
Notícia

PlutoTV adiciona 3 canais de IPTV grátis, incluindo MasterChe...

Serviço gratuito da Viacom CBS oferece mais de 50 canais com transmissão 24h

A fabricação desse novo carro foi anunciada pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia através da Agência de Noticias Federal em agosto do ano passado, desde então a fabricação do modelo passou por alguns atrasos por causa de problemas financeiros e da pandemia, algo que finalmente está sendo contornado.

"Zetta é o menor carro elétrico, que está sendo desenvolvido e passando por testes finais; esperamos lançar sua produção em série até o final deste ano"
- Afirmou o Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, em entrevista à TV russa RBK. 

As autoridades do país afirmam que 99% do veículo está sendo fabricado com peças nacionais, tirando a bateria, que é fabricada na China. Com esse projeto, o governo russo pretende dar força para os carros elétricos em território nacional, com uma expectativa de que até 2030 até 10% dos carros usados na Rússia sejam totalmente elétricos.

A melhor forma de incentivar uma maior utilização desses veículos elétricos é dando opções acessíveis para a população, por isso o Zetta (Zero Emission Terra Transport Asset) é tão importante nos planos russos. O carro chama bastante a atenção por ser o carro movido a energia mais barato do mundo, custando aproximadamente 450.000 rublos, cerca de R$ 32.000 em conversão direta.

Mas o preço não é o único fator que impulsiona a compra de um carro, por isso o modelo vem otimizado para andar pelas cidades, tendo uma capacidade de velocidade máxima de 120 km/h e um alcance de bateria de até  200 km, sendo equipado com uma bateria de 10 kWh. Além das especificações do veículo, outro destaque para o carro é o seu tamanho, o modelo de três portas apresenta um design bastante compacto, que traz diversos benefícios para ser usado em ambientes urbanos, como na hora de achar uma vaga para estacionar.

Continua após a publicidade

09/08/2021 às 14:52
Notícia

T200: Lenovo lança micro projetor portátil por menos de R$ 1,...

Novo aparelho da empresa conta com uma bateria de 6100 mAh e conexão com redes Wi-Fi

Devido ao atraso no cronograma, o carro só entrará em produção em massa em breve e será lançado no final de 2021, com uma produção estimada de 15.000 carros por ano e com dois terços do total fabricado sendo feito para exportação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SputnikNews, InsideEvs
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.