BMW Group Brasil anuncia novo carregador elétrico com energia solar
Créditos: Divulgação/ BMW Group Brasil

BMW Group Brasil anuncia novo carregador elétrico com energia solar

O sistema é livre da rede pública e promete segunda vida às baterias de alta voltagem

O BMW Group Brasil acaba de anunciar um projeto experimental para carregamento de carros elétricos. Segundo a empresa, ela é pioneira na criação de estação de abastecimento totalmente desconectada da rede pública de energia, sendo gerada exclusivamente por painéis solares. Além disso, também usa baterias recicladas de veículos já existente no mercado. 

BMW - Site oficial

O desenvolvimento foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil e parceiros locais. O Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou do projeto com o desenvolvimento de soluções. O Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, que fabrica e monta sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas, recicladas, também foram essenciais para a criação das estações. 

Todo o sistema de recarga foi desenvolvido com modelos sustentáveis. As baterias usadas foram retiradas de várias unidades do BMW i3, primeiro veículo totalmente elétrico vendido no Brasil. “O BMW Group considera a sustentabilidade um pilar essencial do seu negócio. Mesmo o Brasil dispondo de uma matriz energética, em sua maioria renovável, como a hidrelétrica, queremos impulsionar fortemente projetos de uso de recursos renováveis já disponibilizados pela natureza por meio, por exemplo, da viabilização de um novo ciclo de vida de nossas baterias de alta voltagem alimentados por energia solar”, destaca Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil.

A BMW informa que o veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual em eventual necessidade de reparo. No caso de necessidade específica de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para esta solução de recarga, antes de serem recicladas.

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A estação de carregamento possui oito conjuntos de painéis solares, responsáveis por transformar energia do sol em eletricidade. Essa produção é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos. Eles ficam disponíveis em um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta os veículos elétricos, que são conectados pelo carregador do tipo BMW Wallbox.

Até o momento, as experiências têm sido positivas. A BMW informa que os primeiros testes aumentaram em 100km a autonomia de um veículo elétrico, após duas horas de recarga. A empresa também promete que novos testes já estão planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga.

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Esse avanço na tecnologia é importante por ser uma alternativa a unidades móveis de recargas. Hoje elas ainda são muito dependentes de redes elétricas públicas, que acabam não chegando a todos os pontos do Brasil. Em lugares mais afastados, sem acesso a essa rede, seria impossível abastecer o veículo. Com essa tecnologia essa possibilidade passa a existir. 
 
Outro benefício destaca pela empresa é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular. O BMW Group evitou o descarte dos módulos usados de bateria - altamente poluentes -, e passou a aproveitá-los no Brasil. A ação tem o objetivo de reforçar o compromisso pela responsabilizar da mobilidade sustentável. O intuito é que até 2030, a empresa reduza a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, comparado com 2019.

O projeto da estação de reabastecimento de carros elétricos ainda está em fase de testes. A empresa apenas anunciou a tecnologia e os pontos positivos vistos até o momento. Até o momento nenhuma estação será instalada para o grande público.

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Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

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