Patente da Huawei mostra que empresa trabalha em um smartphone enrolável
Créditos: Divulgação/Huawei

Patente da Huawei mostra que empresa trabalha em um smartphone enrolável

Aparelho pode ir de celular a tablet em uma deslizada de tela. Veja como funcionará essa nova tecnologia

30/07/2021 às 09:06
Notícia

Huawei P50 Pro tem a melhor câmera de smartphone no teste do ...

Novo aparelho se destaca bastante pelo seu sensor monocromático de 40 MP

Nós já vimos diversos smartphones que dobram. Um exemplo recente é o Samsung Galaxy Z Fold 3, aparelho que deve ser apresentado oficialmente na próxima semana. Mas você já ouviu falar de um smartphone “enrolável”?

Segundo uma patente descoberta pelo site LetsGoDigital, é exatamente nisso que a empresa Huawei está trabalhando no momento. 

A patente do “Huawei Rollable” foi registrada em janeiro de 2021 e mostra conceitos interessantes, como uma tela de OLED plástico que envolve praticamente todo o corpo do smartphone, deixando apenas uma pequena faixa na traseira, onde serão instalados os conjuntos de câmeras. 

Mas a parte mais interessante do design é que ele não se dobra da maneira tradicional para criar o formato de um tablet. Em vez disso, a Huawei projetou um sistema deslizante com rolamentos e ímãs que permite controlar quanto de tela a mais o usuário deseja. 

As imagens revelam três posições fixas para o mecanismo: uma fechada, outra semiaberta e outra totalmente estendida, como mostra o projeto abaixo:

 Nova patente revela mecanismo rollable

Tecnologia para proteger a tela

O mecanismo deslizante permitirá alterar o tamanho da tela entre opções que variam de 6,5 a 11 polegadas. Na posição estendida, o novo smartphone da Huawei pode ter uma tela maior do que a de muitos tablets, quem sabe trazendo um formato híbrido mais conveniente em relação à concorrência. 

Continua após a publicidade

O objetivo da Huawei com essa tecnologia de enrolar o painel OLED é evitar as famosas marcas de dobra que assombram a maioria das telas de smartphones flexíveis. O sistema de rolamento magnetizado aparentemente tem a dupla função de estabilizar o deslizamento e de proteger as beiradas da tela, evitando qualquer deformidade no movimento. 

A corrida dos dobráveis está só começando

Vale lembrar que essa é a segunda versão do mesmo conceito patenteada pela Huawei. O primeiro registro foi feito em 2020 e trazia menos detalhes sobre o funcionamento do mecanismo. 

 Versão de 2020 da patente trazia menos detalhes

Além da Huawei, a Oppo também trabalha na sua própria versão da tecnologia de telas que enrolam, apontando para uma nova tendência entre os smartphones. Quem sabe a tecnologia não aparece pra valer em 2022?

Por enquanto, confira todos os detalhes da linha Huawei P50, anunciada há poucos dias pela fabricante chinesa: 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Authority Fonte: LetsGoDigital
User img

Igor Pankiewicz

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.