Câmara aprova privatização dos Correios; projeto segue para o Senado
Créditos: Carta Capital/Reprodução

Câmara aprova privatização dos Correios; projeto segue para o Senado

Se a privatização da estatal for aprovada novamente, expectativa é que o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2022

Com 286 votos a favor e 173 votos contra, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) o texto base do projeto de lei que permitirá a privatização dos Correios. Agora, o texto segue para o Senado Federal onde também precisará ser aprovado, mas não há data marcada para a votação.

04/08/2021 às 11:30
Notícia

Funcionários dos Correios planejam greve contra privatização

PL 591/2021 deve ser votada ainda esta semana pela Câmara

Pela proposta, a empresa que comprar os Correios terá exclusividade mínima de cinco anos sobre os serviços postais – cartas, cartões postais, telegramas e correspondências regulares. Aos funcionários que atualmente trabalham nos Correios será garantida uma estabilidade mínima de 18 meses.

O projeto de privatização dos Correios é considerado uma das prioridades do Ministério da Economia. Segundo dados da pasta, a empresa estatal teve um prejuízo de R$ 3,9 bilhões entre 2013 e 2016, mas vem registrando resultados positivos ano após ano desde 2017.

Os próximos passos da privatização dos Correios

Como não há prazo para votação do projeto no Senado Federal, é pouco provável que em uma eventual aprovação do projeto o leilão de privatização ocorra ainda em 2021. A expectativa é que o edital seja divulgado apenas em 2022 – o que indica que a venda da empresa não deve ocorrer antes disso.

Além do direito à exclusividade sobre o serviço postal por cinco anos, a empresa vencedora do leilão terá liberdades para definir preço e demais condições para os serviços de entregas de encomendas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será transformada em Agência Nacional de Telecomunicações e Serviços Postais e ficará responsável pela regulação e fiscalização do setor.

Como resposta à insatisfação pelo resultado da votação, os funcionários dos Correios planejam entrar em greve. Porém, esse ponto ainda está em discussão e nos próximos dias teremos novidades sobre as ações e manifestações por parte dos trabalhadores.

.....

Continua após a publicidade

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.