NASA: oscilação na trajetória da Lua pode causar recorde de inundações na Terra
Créditos: Pixabay / 12019

NASA: oscilação na trajetória da Lua pode causar recorde de inundações na Terra

Efeito é impulsionado pela rápida elevação dos oceanos e pode resultar em 4 vezes mais alagamentos até 2030

05/08/2021 às 15:39
Notícia

Drone grava tubarões aproveitando buffet livre de peixes

Imagens mostram tubarões se alimentando de enorme cardume de peixes em Southampton, nos Estados Unidos

Um estudo realizado pela NASA, em parceria com a Universidade do Havaí, revelou um dado alarmante: a Terra passará por um número recorde de inundações durante a próxima década. Segundo a pesquisa, parte da causa disso reside nas oscilações da trajetória da Lua, que vêm aumentando consideravelmente as marés. 

A Agência Espacial Norte-Americana ressalta que essa oscilação (conhecida como Moon Wobble) faz parte de um ciclo natural, observado e registrado pela primeira vez no ano de 1728. 

Contudo, dessa vez temos um segundo e perigoso fator atuando em paralelo: a rápida elevação dos níveis oceânicos, impulsionada pelas mudanças climáticas recentes.

Observando os efeitos do aquecimento

Segundo a NASA, cada ciclo da trajetória lunar leva aproximadamente 18,6 anos para se completar, alternando entre uma fase de marés mais brandas e outra mais intensa. Estamos nessa segunda parte do ciclo, vivenciando momentos em que os picos e vales das marés se tornam ainda mais pronunciados. 

Os pesquisadores envolvidos comentaram que, justamente por conta da fase alta, poderemos observar com mais clareza os reais impactos do aumento dos níveis dos oceanos, resultando em inundações até quatro vezes mais frequentes até meados da década de 2030

 Alagamento

Inundações mais frequentes e duradouras

Não bastasse o aumento da frequência com que as inundações podem ocorrer ao redor do globo, o estudo aponta ainda que elas acontecerão de modo agrupado, podendo durar por mais de um mês inteiro, a depender da posição da Terra, da Lua e do Sol. 

Continua após a publicidade

Em alguns locais e cidades, há a possibilidade de essas inundações ocorrerem diariamente, ou a cada dois dias, desalojando populações inteiras. Para milhares de regiões, o impacto pode ser grande, tanto do ponto de vista humanitário quanto financeiro. Phil Thompson, professor da Universidade do Havaí, destaca que o efeito será observado de modo cumulativo. 

De acordo com os relatos, a situação só tende a piorar futuramente. Por isso, o objetivo da pesquisa é descobrir quando esse aumento nos alagamentos ocorrerá, possibilitando um planejamento consistente para as cidades mais impactadas e para suas populações. 

Além disso, espera-se que os resultados ajudem a alavancar os esforços em torno da preservação do meio ambiente e das pessoas, antes que seja tarde demais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: CBS News Fonte: NASA
User img

Igor Pankiewicz

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.