Projeto do Pentágono envolve IA que pode prever crimes "dias antes"
Créditos: Divulgação Força Aérea dos Estados Unidos

Projeto do Pentágono envolve IA que pode prever crimes "dias antes"

Solução usa aprendizado de máquina e computação na nuvem para analisar movimentação inimiga

Diversas livros e filmes brincam com a possibilidade de uma tecnologia que pode prever crimes futuros, mas parece que o governo dos Estados Unidos está trabalhando para trazer isso para a realidade. Chamado de Experimentos de Dominância de Informações Globais (GIDE), essa nova tecnologia já vem sendo testada e utiliza diversos recursos de ponta, como inteligência artificial e computação na nuvem, para conseguir prever certos acontecimentos com com dias de antecedência".

04/08/2021 às 17:49
Notícia

Xiaomi Black Shark 4 Pro ainda é o Android mais rápido do mun...

Mi 11 Lite aparece no topo dos intermediários

Segundo a reportagem do portal norte-americano The Drive, o General Glen VanHerck, um dos principais nomes no projeto, afirma que a novidade não deve ser nada tão “místico”, mas deve mudar bastante as operações militares e governamentais. Isso porque a nova tecnologia funcionará acelerando o trabalho longo que atualmente é feito por analistas militares e é bastante longo, que visa analisar dados brutos para tentar se antecipar a alguns acontecimentos.

O GIDE funciona com base em um sistema de aprendizado de máquina que observa mudanças em dados brutos em tempo real, por exemplo, se uma imagem de satélite mostra um submarino inimigo se preparando para deixar o porto, a IA rapidamente vai perceber isso. Entretanto, para chegar nessa conclusão são muitas informações para serem analisadas, mas é algo que uma inteligência artificial consegue identificar em segundos, rapidamente alertando sobre a possível ação inimiga.

“A capacidade de ver dias de antecedência cria espaço de decisão. Espaço de decisão para mim, como comandante operacional, para potencialmente posicionar forças para criar opções de dissuasão para fornecer isso ao secretário ou mesmo ao presidente. Para usar mensagens, o espaço de informações para criar opções de dissuasão e mensagens e, se necessário, ir mais longe e nos posicionar para a derrota.”
- Afirmou o General Glen VanHerck ao portal The Drive.

Atualmente o governo norte-americano vem testando a novidade, recentemente ela passou pela sua simulação mais expansiva até agora. Nela a tecnologia usou uma ampla mistura de sensores militares e civis para lidar com cenários onde a "logística contestada" poderia ser um problema, como nas operações no Canal do Panamá.

04/08/2021 às 11:30
Notícia

Funcionários dos Correios planejam greve contra privatização

PL 591/2021 deve ser votada ainda esta semana pela Câmara

Continua após a publicidade

Segundo as autoridades, as tecnologias usadas no GIDE não são novas, mas sim uma junção de diversos recursos que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos já possuíam. O lançamento oficial dessa novidade pode acontecer bastante em breve, isso porque o General Glen VanHerck acredita que essa nova tecnologia pode entrar em funcionamento já para o próximo Exercício Globalmente Integrado do exército americano, que acontecerá em 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: Força Aérea dos Estados Unidos, The Drive
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.