Celulares Android muito antigos serão bloqueados a partir de setembro; veja quais serão afetados
Créditos: Pexels/Noelle Otto

Celulares Android muito antigos serão bloqueados a partir de setembro; veja quais serão afetados

Aparelhos com o Android 2.3.7 (Gingerbread) não poderão mais acessar os apps e serviços Google. Empresa alega razões de segurança para realizar o bloqueio

30/07/2021 às 19:59
Notícia

Kospet Optimus 2: câmera giratória de 13 MP e chipset Helio P...

Smartwatch vem equipado com versão do Android 10 e tem mais de 31 funções para acompanhamento de espo...

A Google está se preparando para bloquear o acesso de smartphones e devices mais antigos aos seus serviços e plataformas. A informação foi divulgada neste mês por Zak Pollack, o gerente de comunidade do portal de suporte do Android.

Segundo a publicação, a partir do dia 27 de setembro de 2021, smartphones, tablets e outros dispositivos com versões Android 2.3.7 (Gingerbread) ou inferiores não poderão mais fazer login na Google Play Store, Gmail, Google Maps, YouTube e demais apps

Pollack explica que é possível que os usuários se deparem com erros de nome de usuário ou senha, caso tentem o acesso de um aparelho com sistema operacional defasado. 

Tudo por uma questão de segurança

Além dos comunicados publicados na plataforma online, a Google também está enviando emails para os usuários com contas registradas a partir dessas versões mais antigas do Android. Segundo a empresa, a restrição é parte de um esforço para manter os usuários seguros, o que indica potenciais brechas de segurança. 

 Aparelhos com Android 2.3.7 ou inferiores serão bloqueados dos serviços Google

A recomendação da Google é realizar a atualização do sistema operacional para no mínimo a versão 3.0 do Android (Honeycomb), a qual ainda permitirá utilizar todas as funcionalidades dos apps e da conta. 

Vale ressaltar que a versão Android Gingerbread 2.3.7 foi lançada há mais de 10 anos no mercado, estando completamente ultrapassada em relação ao Android atual. Contudo, muitos usuários seguem utilizando seus aparelhos mais antigos de forma alternativa. Algumas pessoas os convertem em câmeras de segurança, por exemplo. 

Continua após a publicidade

Quais os problemas e alternativas?

A partir do dia 27, você poderá continuar utilizando normalmente seus aparelhos com Android 2.3.7 ou inferiores, desde que não utilize apps e o login da Google. Também não será permitido criar novos usuários e contas a partir desses dispositivos. 

Uma forma de driblar a medida é acessar a sua conta por meio de navegadores atualizados. 

Contudo, caso você resete o aparelho para as configurações de fábrica, não conseguirá mais realizar o login na entrada, uma medida que restringe consideravelmente a funcionalidade dele. 

Como atualizar o seu smartphone com Android?

Para verificar se o seu aparelho com Android possui alguma atualização disponível, acesse o Menu de Configurações, a partir da bandeja de aplicativos ou da área de notificações. Em seguida, acesse a opção “Sistema”, navegue até a guia “Atualizações de sistema” e selecione a opção “Verificar se há atualizações”.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Igor Pankiewicz

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.