Boston Dynamics utiliza cão robô para explorar cavernas
Créditos: Divulgação NASA

Boston Dynamics utiliza cão robô para explorar cavernas

Empresa está testando novidade para enviar esses equipamentos para Marte

Quase todo mundo deve conhecer os veículos de exploração chamados de Rovers, em resumo, é daqueles carros que vão explorar Marte, mas atualmente está sendo testado a nova geração desses robôs. Chamados de ‘Spot’, a novidade é bastante mais avançada que a solução atual e, invés de quatro rodas, vem com quatro pernas, lembrando bastante um cachorro.

31/07/2021 às 12:15
Notícia

Drone grava mergulhador se defendendo de tubarão entre cardum...

Graças a aeronave o piloto ainda conseguiu ligar para os salva-vidas da praia para ajudar

O interessante dessa nova tecnologia desenvolvida pela Boston Dynamics, uma das principais empresas em questão de robótica e inteligência artificial do mundo, é o fator de trazer diversos sensores e avanços tecnológicos presentes em drones para uma máquina “de chão”. Com isso a fabricante também consegue oferecer soluções para missões de inspeção usando sensores, como LiDAR, sem dever nada para os aparelhos que voam, ainda podendo carregar mais peso.

Outro detalhe interessante do dispositivo é a capacidade do ‘Spots’ em se adaptar com o ambiente que está explorando, podendo ser enviado em missões totalmente autônomas sem problemas. Com isso o robô vai estudando sempre seus arredores para encontrar a melhor maneira de avançar, ao mesmo tempo, ele vai enviando diversos dados da exploração para o seu sistema de controle.

Para mostrar um pouco do seu modelo em funcionamento, a Boston Dynamics compartilhou um vídeo dele explorando uma caverna. Esse é um dos diversos testes que o modelo vem fazendo para saber se é apto para uma exploração em solo marciano.

Os testes vêm sendo realizados pela empresa junto com a NASA, que vem avaliando o desempenho do robô em ambientes iguais aos de Marte, como essa caverna, que pode parecer um pouco as encontradas no planeta vizinho. Por isso o ‘Spot’, além de ter que explorar esses locais, também vem sendo testado contra alguns materiais que são encontrados fora do nosso planeta, como regolito lunar, poeira bem fina e outros materiais que também revestem a lua.

31/07/2021 às 13:51
Notícia

Procon-SP estuda proibir pagamentos de delivery no ato da ent...

A justificativa é a de que golpes aplicados por entregadores cresceram 136% desde 2020

Continua após a publicidade

Os novos robôs exploradores do vídeo da Boston Dynamics estão sendo testados especificamente para a exploração espacial, mas a fabricante também disponibiliza o ‘Spot’ para ser comprado por empresas que precisam dessa tecnologia para realizar explorações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Boston Dynamics, DroneDJ
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.