Vídeo promocional de drone da DJI mostra impressionantes fazendas de painéis solares
Créditos: Divulgação DJI

Vídeo promocional de drone da DJI mostra impressionantes fazendas de painéis solares

Empresa mostra seu drone fazendo o trabalho de 3 meses em apenas 5 horas

Cada vez mais os drones estão automatizando e facilitando alguns trabalhos, mostrando a eficiência dos seus modelos focados para essas tarefas, a DJI gravou um vídeo de um aeronave sua fazendo a inspeção de um campo de energia solar. Na filmagem é possível ver o M300 RTK da fabricante fazendo a inspeção no ambiente, sendo não apenas mais seguro, mas também diminuindo o tempo que demoraria meses para ser feito por um humano, para apenas algumas horas.

27/07/2021 às 18:55
Notícia

Abertura das Olimpíadas de Tóquio tem show espetacular com 18...

O show é fruto de uma parceria com a Intel

Essas inspeções em campos de geração de energia sustentável são bastante importantes, porque os parques eólicos, geradores de energia de ondas e painéis solares ficam bastante expostos para o clima, o que causa uma degradação muito grande. Por isso é feita a manutenção e inspeção regularmente, que busca localizar não apenas grandes problemas, mas também pequenas falhas de componentes e em ambientes bastante difíceis de alcançar.

Os drones podem facilitar e muito a vida desses inspetores, que não precisam ir fisicamente em cada um dos geradores, inspecionando cada canto minuciosamente. Com isso, os sensores presentes nos drones conseguem capturar dados e imagens, indo rapidamente em cada aparelho fazendo uma analise.

Além da questão da velocidade e ajudar a analisar cantos mais difíceis, como, por exemplo, no topo de uma turbina eólica, a inspeção com as aeronaves também traz segurança para os inspetores e geradores. Isso porque antes era preciso que eles fossem com pequenos veículos para cada área analisar individualmente, o que poderia dar um pequeno risco de acidente, danificando o equipamento ou machucando o trabalhador.

No vídeo da DJI, a empresa mostra seu drone M300 RTK que possui um recurso de sensor de alta precisão geoespacial, equipado com a tecnologia Zenmuse H20T, que combina alguns sensores ópticos e térmicos. Entretanto, vasculhar e analisar uma ampla gama de imagens tiradas pelas aeronaves ainda é bastante trabalhoso, por isso a fabricante usa uma solução feita pela Lifin Tech, que automaticamente detecta defeitos nos aparelhos e sinaliza para a manutenção, que vai consertar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DJI, DroneDJ
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.