Instagram inicia medidas para manter segurança de adolescentes
Créditos: Divulgação/Instagram

Instagram inicia medidas para manter segurança de adolescentes

As contas serão colocadas no modo privado como padrão e o acesso a "estranhos" será restrito

A segurança de crianças e adolescentes em redes sociais ainda é um problema que as plataformas não conseguiram resolver. Recentemente, o Instagram começou a restringir contas de menores de 16 anos, mostrando os conteúdos publicados apenas para os seguidores confirmados previamente. O objetivo é proteger os menores de exposições desnecessárias. 

Há alguns meses alguns documentos indicam que o Facebook está planejando desenvolver uma versão do Instagram exclusiva para menores de 13 anos. O objetivo seria tornar o acesso ainda mais limitado, impedindo o contato com estranhos pela plataforma. Há vários casos de pedofilia, entre outros absurdos de usuários contra crianças. 

Até o momento o Instagram já indicava para os menores de 16 anos que colocassem suas contas no modo privado. Isso significa que apenas pessoas aprovadas têm acesso ao conteúdo compartilhado pela rede social (isso pode ser acionado por qualquer pessoa, independente da idade e garante maior segurança e menos exposição do conteúdo compartilhado). A partir de agora essa função não será mais uma opção. O modo privado será acionado para os menores de modo padrão.

Apesar de já ativar como padrão, ele não será obrigatório. Caso os menores de 16 queiram deixar seu perfil público, ainda será possível fazer alterando as configurações. A diferença é que o Instagram enviará uma notificação avisando sobre os riscos de uma conta aberta e as vantagens de deixar privada. 

25/03/2021 às 11:05
Notícia

Instagram deve lançar opção kids para menores de 13 anos

Esse é um modo de evitar que as crianças mintam sua idade no cadastro

Continua após a publicidade

Outra medida adotada para evitar possíveis problemas é a limitação de pessoas em contatar menores de 16 anos. A própria plataforma vai dificultar que perfis considerados estranhos, perigosos, ou suspeitos, entrem em contato com os usuários mais jovens da plataforma. 

A dificuldade será no alcance dos conteúdos publicados pelos jovens. O algoritmo irá identificar usuários "suspeitos" e não vai recomendar reels, fotos, ou quaisquer outros conteúdos produzidos por eles na aba "explorar". As buscas também serão mais complicadas e, caso encontre, não poderão seguir as contas dos menores. Os comentários também ficam restritos, tanto pelos perfis em suas publicações, quanto os feitos pelos adolescentes em outras contas - no caso eles não irão aparecer para os usuários considerados de risco, mas para os seguidores e outros contatos sim. 

Além disso, as propagandas também serão diferentes. O Instagram irá implementar o fim da divulgação de ads para menores de 18 anos, que não seguirem alguns critérios. Para que esse anúncio seja mostrado, os anunciantes precisam seguir critérios de idade, gênero e localização, oferecendo conteúdo adequado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o celular 5G mais barato da Motorola

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.