Fábrica de nó de 2nm da TSCM para chips do iPhone foi aprovada
Créditos: Divulgação TSMC

Fábrica de nó de 2nm da TSCM para chips do iPhone foi aprovada

Novos processos da empresa deve ficar pronto para ser usado nos smartphones da Apple a partir de 2024

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company - TSMC é uma das principais fornecedoras de chips do mundo, atualmente a empresa vem trabalhando bem de perto com a Apple para ser fornecedora para os futuros chipsets do Apple Silicon. Atualmente as empresa já fecharam um acordo dando o privilégio da fabricante dos iPhone na compra dos seus processos de 4 nm e 3 nm, agora ela deu um grande passo para a fabricação se semicondutores de 2 nm, conseguindo a autorização do governo local para a construção de uma nova fábrica focada no desenvolvimento desse novo nó.

28/07/2021 às 10:35
Notícia

POCO X3 GT anunciado com Dimensity 1100, carregamento de 67W ...

Smartphone virá com uma câmera principal de 64MP, tela 120 Hz, proteção Gorilla Glass Victus e UFS 3.1

Essa novidade da fabricante taiwanesa é algo bastante importante para o mercado, principalmente com os possíveis avanços que isso pode trazer para o mundo da tecnologia. O novo nó da empresa pode permitir que os fabricantes de processadores consigam apresentar melhorias como: ganho na performance, quantidade maior de núcleos e gerenciamento de energia, tornando os modelos mais eficientes e menos quentes.

Agora a TSMC conseguiu a autorização do governo de Taiwan para seguir projeto do seu próximo nó, já podendo inclusive construir uma fábrica para a criação desses semicondutores. Caso os planos da empresa se concretizem, ela espera já estar preparada para testar seu novo nó de 2 nm a partir de 2023, com a entrega das primeiras remessas planejadas para 2024.


Créditos: Divulgação TSMC

Os planos de ambas as empresas é que esse nó seja a base do chipset que será equipado no iPhone 16, que está sendo chamado de A17 Bionic. Além do modelo para smartphones, é bem provável que o novo processo de 2 nm da fabricante taiwanesa também seja usado para a fabricação de outra linha de processadores, que irá equipar os futuros Macs e iPads.

Pelo interesse da gigante de Cupertino em equipar seus semicondutores em tantos aparelhos, atualmente a TSMC está se esforçando ao máximo para manter a demanda da Apple, que é responsável por uma grande parte das vendas realizadas pela fabricante. Atualmente a empresa norte-americana já é responsável pela compra da grande maioria dos chips de 5 nm e 4 nm que a empresa vendeu, agora elas estão supostamente fechando um acordo para dar prioridade na compra dos próximos nós de 3 nm e 2 nm para a gigante de Cupertino.

28/07/2021 às 13:22
Notícia

Globoplay cutuca Netflix: Não haverá reajuste na assinatura d...

Campanha com Paulo Vieira e Gil do Vigor provoca a número 1 do streaming

Continua após a publicidade

Essa “amizade” entre as empresas está incomodando algumas concorrentes, isso porque, com a escassez de chips, a TSMC está tendo que dar prioridades para alguns clientes, como a Apple e AMD. Por causa disso, algumas empresas como a NVIDIA não ficaram nenhum pouco felizes e estão procurando outras parceiras para poder trabalhar junto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCFTech, Nikkei Asia
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.