MediaTek prepara chipset top de linha para smartphones com 5G e fabricação em 4nm

MediaTek prepara chipset top de linha para smartphones com 5G e fabricação em 4nm

Processador SoC da fabricante taiwanesa deve ser produzido ainda em 2021 e vai entrar na disputa contra a rival Qualcomm pelo mercado de celulares high end

Durante a sua última reunião de investidores, realizada nesta semana, a Mediatek confirmou que pretende lançar um novo chipset para smartphones top de linha ainda em 2021. O chip, cujo nome ainda não foi revelado, utilizará o processo de fabricação de 4nm da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company).

05/07/2021 às 12:59
Notícia

Qualcomm mudará fabricação para 4nm da TSMC no Snapdragon 895...

Empresa já planeja abandonar o processo da Samsung que virá equipado no modelo regular do chipset

A informação foi revelada por Bryan Ma, vice-presidente da agência de pesquisas IDC. Ma destacou em sua conta do Twitter que, embora o chip deva ser produzido neste ano, celulares equipados com ele chegarão ao mercado apenas no primeiro quadrimestre de 2022

A China será o principal mercado para o chip da MediaTek de 4nm. Contudo, a empresa confirmou que há encomendas vindas de outros países também.

O SoC é voltado a aparelhos do segmento de alto desempenho, com preços acima de 615 dólares (aproximadamente 3.200 reais, sem considerar as taxas de importação e demais impostos), segundo Bryan Ma. 

Corrida entre as fabricantes pela coroa dos 4nm

Além da MediaTek, a Qualcomm também vem trabalhando em um novo processador para smartphones, com processo de fabricação de 4nm. Rumores recentes inclusive comentaram a intenção da Qualcomm em mover as unidades da fábrica da Samsung para a TSMC, em virtude do desempenho abaixo do esperado para a linha Snapdragon 895.

Continua após a publicidade

O modelo fabricado pela TSMC será batizado como Qualcomm Snapdragon 895+, mas os detalhes ainda são escassos. Outro ponto importante é que a TSMC já garantiu a reserva das primeiras unidades de 4nm para a Apple, que hoje tem preferência em virtude da parceria e do volume de chips encomendados. 

Smartphone equipado com processador MediaTek Dimensity 

E já que mencionamos a Samsung, vale lembrar que a empresa anunciou recentemente o seu novo chipset Exynos 2200. Além de ser fabricado em 4nm, ele utilizará uma GPU desenvolvida em parceria com a AMD, trazendo a promessa de um grande salto de desempenho gráfico para os smartphones.

A arquitetura gráfica do Exynos 2200 será baseada na linha de placas de vídeo AMD Radeon RDNA 2, trazendo recursos inéditos para o cenário mobile. Confira mais detalhes sobre o anúncio acessando o link abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GSM Arena Fonte: Twitter/Bryan Ma
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.