Windows apresenta detalhes sobre os malwares LemonDuck e LemonCat
Créditos: Reprodução/BleepingComputer

Windows apresenta detalhes sobre os malwares LemonDuck e LemonCat

Malwares são utilizados para minerar criptomoeda Monero

26/07/2021 às 08:31
Notícia

Instaladores falsos do Windows 11 são usados para infectar PC...

Atualmente a única maneira oficial de obter o sistema é através do Programa Windows Insider

A equipe do Microsoft 365 Defender responsável por investigar ameaças publicou recentemente um relatório sobre os malwares LemonDuck e LemonCat. Estes malwares são utilizados para minerar a criptomoeda Monero após acessar dispositivos vulneráveis. 

Microsoft informou que dispositivos na, Alemanha, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Reino Unido, Rússia e Vietnã são os mais afetados pelo LemonDuck. O malware explora vulnerabilidades tanto no Windows quanto no Linux, o que ajuda a expandir a sua rede de vítimas.


Fonte: Reprodução/Microsoft

LemonDuck não é novo, estando ativo desde 2019. Entretanto, uma nova versão do malware surgiu em janeiro deste ano e provavelmente é utilizado por um grupo cracker diferente e com objetivos também diferentes. A "variante" do pato de limão foi batizada de LemonCat. O gato de limão é usado, além da mineração, para ataques que utilizam instalação em backdoor, roubo de dados e credenciais e entrega de malwares. Isso faz do LemonCat ainda mais perigoso que o LemonDuck.

28/07/2021 às 08:10
Notícia

Windows 11 já está presente em quase 1% dos PCs com Windows

Sistema operacional está atualmente em fase de testes

Microsoft planeja publicar um documento com uma análise técnica aprofundada dos ações maliciosas que ocorrem após a infecção pelo LemonDuck. Essa análise também trará recomendações para fortalecer as defesas dos sistemas contra esses ataques. A empresa informou que tanto o LemonDuck como o LemonCat tem componentes hospedados em sites similares ou idênticos para minerar e também podem remover scripts de rivais.

Continua após a publicidade

Os malwares utilizados para minerar criptomoedas possuem também um grande impacto nos hardwares dos computadores infectados. A mineração afeta a performance de outros softwares, sobrecarregar o uso de hardwares e aumentar o gasto energético. Os operadores do LemonDuck e LemonCat acabam recebendo a Moneros mineradas sem ter nenhum custo durante o processo. 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: Microsoft
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.