Nova tecnologia de pista magnetizada pode carregar carros elétricos em movimento

Nova tecnologia de pista magnetizada pode carregar carros elétricos em movimento

Tecnologia desenvolvida pela empresa alemã Magment promete recarregar o carro enquanto você dirige e já está em testes nos Estados Unidos

Alguns dos maiores desafios para o segmento de carros elétricos são a autonomia de bateria e o tempo necessário para reabastecê-la. Mas e se fosse possível recarregar o veículo em movimento? Essa é a ideia por trás da nova tecnologia de asfalto com partículas magnetizadas, desenvolvida pela startup alemã Magment GmbH. 

13/07/2021 às 12:25
Notícia

Carro elétrico Lightyear One bateu o recorde de autonomia com...

Veículo fabricado pela empresa holandesa Lightyear percorreu o trajeto com uma velocidade média de 85...

Segundo a Magment, esse novo material permitirá recarregar os veículos enquanto eles circulam, com eficiência de até 95% (um valor altíssimo em comparação a outras tecnologias de carregamento Wireless).

Outro destaque da tecnologia está nos custos, supostamente equivalentes aos da instalação da pavimentação convencional (ao menos em países do hemisfério norte). 

A empresa afirma que isso é possível porque as placas com partículas de ferrite podem ser produzidas localmente, sob licenciamento da tecnologia. A Magment destaca ainda que as placas utilizadas na construção das pistas com tecnologia de recarga sem fio são robustas e à prova de vandalismo, aguentando qualquer condição climática

 Placas de concreto com sistema de carregamento Wireless da Magment

Tecnologia já está em fase de testes

Diferentemente de muitas outras tecnologias do tipo, as placas de asfalto magnetizado já estão passando por testes. O anúncio foi feito pelo Departamento de Transportes do estado de Indiana (INDOT), Estados Unidos. Em parceria com a Universidade de Purdue e com a Magment, eles pretendem construir um segmento inteiro de autoestrada equipado com o sistema de recarga Wireless para carros e caminhões elétricos. 

Os testes serão conduzidos em três fases diferentes. A primeira etapa será laboratorial. Em seguida, a tecnologia será testada em uma seção de um quarto de milha. A terceira etapa utilizará veículos que necessitam de muita energia para rodar (acima de 200 kW), a fim de provar a eficiência da tecnologia. Se tudo correr bem, aí sim ela será instalada em pontos públicos das highways de Indiana, conforme declarações do INDOT. 

Continua após a publicidade

Veículo Tesla em estação de recarga de bateria 

O futuro é elétrico

A migração para a tecnologia de carros elétricos é uma tendência global, visando a redução dos impactos da queima de combustíveis fósseis sobre o meio ambiente. Empresas como a Volvo já anunciaram que pretendem deixar de comercializar veículos a combustão até o ano de 2030. A Jaguar tem uma proposta ainda mais agressiva, pretendendo fazer essa mudança no máximo até o ano de 2025.

Em paralelo, diversos países têm anunciado investimentos em tecnologias de veículos elétricos e de estradas tecnológicas. O Reino Unido, por exemplo, investiu cerca de 780 milhões de dólares em um projeto similar ao da Magment, para a recarga por indução embutida no asfalto. 

Já a Suécia vem testando uma espécie de trilho eletrificado, instalado no pavimento, algo que não parece tão prático quanto a solução testada nos Estados Unidos, como aponta o site Engadget.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: Governo de Indiana, Magment
User img

Igor Pankiewicz

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.