Pentágono contraria próprio relatório e diz que drones da DJI representam uma ameaça
Créditos: Joshua Kantarges/Unsplash

Pentágono contraria próprio relatório e diz que drones da DJI representam uma ameaça

Declaração parece ser mais um capítulo da disputa entre EUA e China

23/07/2021 às 10:08
Notícia

Drone DJI Mini SE chega oficialmente ao Brasil por R$4.299

Preço é acima do valor de R$4.049 do Mavic Mini quando lançado

Os drones da empresa chinesa DJI estão banidos nos Estados Unidos por meses. A acusação era de que a empresa estava enviando informações confidenciais para o governo da China. Entretanto, um relatório do Pentágono admitia que os drones utilizados por órgãos públicos eram seguros para o uso.

Agora, na semana passada, o Departamento de Defesa (DOD, em inglês) enviou um comunicado sobre o relatório, informando que a divulgação do documento do Pentágono era não-autorizada e reiterando a posição de que os drones da DJI apresentam um potencial risco para a segurança nacional. O DOD ainda complementa que a sua política sobre os drones não foi alterada e está investigando como aconteceu o vazamento do relatório.


DJI Mini 2. Fonte: Fabio Feyh/Mundo Conectado

O banimento aconteceu no ano passado após as primeiras suspeitas de espionagem do governo chinês e das alegações de que a DJI entregou equipamentos de vigilância para os campos de detenção dos mulçumanos Uyghur.

De acordo com o veículo de imprensa The Hill, o relatório (não-autorizado) do Pentágono indica que não foi encontrado nenhum código malicioso nos dois modelos de drones da DJI analisados. Em 2019, o Departamento de Segurança Nacional testou os Mavic Pro e Matrice 600 Pro e não encontrou nenhum evidência que esses drones estavam enviando dados para outros lugares. Outro relatório do início de 2020 que analisou três drones da DJI chegou na mesma conclusão.

A DJI também está na lista de empresas com restrições comerciais em solo americano. Assim, nenhuma companhia americana pode vender seus produtos para a DJI. Contudo, os cidadãos e empresas americanos podem continuar comprando os drones da empresa chinesa. 

23/07/2021 às 09:09
Notícia

DJI Osmo Action 2 aparece com gravação em 8K 60FPS [RUMOR]

Câmera seria a primeira a gravar com essa resolução em uma alta taxa de FPS

Continua após a publicidade

O banimento da DJI também é um capítulo na disputa comercial entre China e EUA. Nas últimas semanas, o governo americano pediu para que o governo brasileiro banisse a participação da Huawei no leilão do 5G brasileiro. Nos Estados Unidos, os produtos da Huawei são proibidos em obras de infraestrutura. O governo americano estuda até mesmo retirar todos os equipamentos da empresa e da ZTE que já estão instalados na infraestrutura de rede.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.