Windows 11: como impedir que operadoras saibam quais sites você acessou (DoH)

Recurso é uma das novidades da versão mais recente do sistema operacional e dificulta acessos aos seus dados de navegação pelos provedores

Windows 11: como impedir que operadoras saibam quais sites você acessou (DoH)
Créditos: Microsoft

Mais privacidade e segurança para os usuários. Essa é uma das premissas do Windows 11 com a inclusão de um recurso chamado DNS over HTTPS (DoH).

28/06/2021 às 23:55
Artigo

Como trocar ou configurar o DNS no Windows?

Domain Name System pode parecer algo complicado, mas ele é fundamental para que você acesse seus site...

Essa função já é suportada por alguns navegadores, mas no Windows 11 ela será incorporada de forma nativa ao SO. A principal vantagem de ativar esse recurso é dificultar que os provedores saibam quais sites você acessou. Dessa forma, o usuário pode navegar com mais privacidade.

A lógica é simples: quando você requisita um número de IP de um servidor com o qual deseja se comunicar (ao acessar um site) seu provedor identifica qual site você acessou. O recurso DNS over HTTPS fecha essa porta.

Porém, a função DoH não vem ativada por padrão. Para adicionar essa camada de privacidade à sua navegação, é preciso ativar manualmente o recurso. Nesse passo a passo vamos aprender como é simples e rápido fazer isso.

Como impedir que operadoras saibam quais sites você acessou

Passo 1. No menu Iniciar, acesse “Configurações”.

Passo 2. Escolha a opção “Rede e Internet” e, depois, “Ethernet e Wi-Fi”.

Passo 3. Localize “Atribuição de Servidor DNS” e clique em “Editar”.

Passo 4. Modifique a configuração do DNS de “Automático (DCHP)” para “Manual”.

Continua após a publicidade

Passo 5. Na tela seguinte, ative o IPv4.

Passo 6. Agora, preencha o “DNS Preferido” e o “DNS Alternativo” com o seu preferido. Veja o artigo “Como trocar ou configurar o DNS no Windows” para conhecer os melhores servidores DNS públicos.

Passo 7. Ainda nesta tela, em ambas as opções escolha “Somente encriptar (DNS sobre HTTPS)”.

Passo 8. Clique em “Salvar”.

Simples e eficiente, esse é um recurso que vale a pena ativar assim que você estiver com o Windows 11 instalado na sua máquina. Afinal, ter um pouco mais de privacidade sempre é bom, não é mesmo?

Via: Bleeping Computer

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.